Esperava-se a revelação da PlayStation 4 ontem no PlayStation Meeting e assim aconteceu mas a consola em si ainda não foi mostrada
No evento de ontem à noite que durou mais de 2 horas foram revelados vários detalhes sobre a nova consola da Sony, o Dualshock 4 e vários jogos, entre eles Killzoone Shadow Fall.
No final a PlayStation 4 acabou por não ser mostrada mas o comando sim, sendo praticamente idêntico ao das 2 imagens que andavam a circular pela internet.
“Queríamos explicar o que fizemos com o DualShock 4, mas quanto ao sistema em si, temos que guardar alguma coisa para mais tarde. Caso contrário ficarias aborrecido,” disse Yoshida.
A PlayStation 4 terá 8GB de RAM permitindo uma maior experiência do que a PlayStation 3, foi feita uma demonstração centrada no motor Unreal Engine 4 para mostrar os efeitos nos jogos melhorados e os ambientes e físicas mais detalhadas e dinâmicas.
Enquanto estamos a jogar será possível executar outras tarefas, assim poderá estar a ser feita a transferência de um jogo ou qualquer outro conteúdo sem interferir com o jogo. E falando em transferências de jogos há aqui uma novidade já não será preciso esperar para que o jogo tenha sido descarregado para jogar, poderemos jogar as partes que já foram descarregadas enquanto que as partes mais avançadas estão a ser descarregadas.
Confirma-se a presença do botão Share no Dualshock 4 para partilhar na internet screenshots e vídeos gravados e editados na PS4, isto é muito bom pois dispensa as placas de captura que são a única forma para quem quer fazer vídeos de jogos e por online. E isto graças ao Gaikai que permitirá ainda pela mesma opção de partilha mostrar em tempo real para a comunidade o que estamos a jogar (livestream). Será ainda possível aceder a qualquer outra consola de outro jogador e controlar o jogo remotamente, isto é útil para um amigo nos ajudar por exemplo a passar uma parte do jogo, ele acede remotamente à nossa consola e faz isso. Quem tiver uma PS Vita poderá utilizá-la para jogar remotamente na PlayStation 4.
Se quisermos fazer uma pausa a meio de um jogo poderemos por a consola num modo de descanso que é activado pelo Power Button no Dualshock 4 assim quando voltamos a reiniciar voltamos ao mesmo ponto do jogo onde ficámos.
Um dos rumores que muito deu que falar era o de que a PlayStation 3 iria bloquear os jogos usados, o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, depois do evento veio dizer que a PS4 não usará qualquer tipo de tecnologia que bloqueie os jogos usados.
“Jogos usados podem ser jogados na PS4”, disse Yoshida, “é essa a expectativa geral dos consumidores. Eles compram um jogo na forma física, querem usá-lo em todo o lado, certo? Portanto, essa é também a minha expectativa”, acrescentou.
Não foi avançado nem preço nem data certa de lançamento, foi dito que a PlayStation 4 chegará no natal mas não foi explicado se será também na Europa ou apenas nos Estados Unidos.
Em baixo podem ver imagens do Dualshock 4: