Após uma temporada tão boa, foi uma pena que a final da Copa do Mundo de Clubes tenha terminado da mesma forma que terminou para o Palmeiras. Abel Ferreira montou uma grande equipe, que conquistou a Copa Libertadores e mostrou seu valor na final contra o Chelsea, nos Emirados Árabes Unidos. Apesar de ser um grande azarão para aqueles que fizeram uma aposta esportiva, eles certamente deram uma boa conta de si mesmos contra os atuais campeões da Liga dos Campeões, voltando ao jogo depois de marcar um gol.
Romelu Lukaku colocou seu time à frente com uma cabeçada bem no tempo, e as comemorações silenciosas do belga fizeram com que parecesse uma completa lavagem branca no horizonte, como se esta fosse apenas mais uma parada e apenas mais um troféu no caminho de sua temporada, enquanto que para o Palmeiras, isto significava mais. Talvez tenha sido a falta de emoção que realmente deu um pontapé de saída ao lado brasileiro, pois eles mantiveram a posse de bola muito melhor e empataram quando Raphael Veiga converteu um pênalti. No entanto, por tudo o que tentaram, não conseguiram segurar uma disputa de pênaltis, pois Kai Havertz, como fez na Liga dos Campeões contra o Manchester City, se impôs para ganhar o jogo para o Chelsea.
E ainda assim, mesmo com a equipe de Thomas Tuchel tendo uma infinidade de talentos à sua disposição, um plantel de 500 milhões de libras e jogadores ganhando seis números por semana, você sente que foi uma oportunidade realmente perdida para o Palmeiras. Sim, eles chegaram à final, mas pareciam muito distantes da equipe que jogou na semifinal. A vitória por 2×0 contra o Al-Ahly foi essa rotina, que não se pode realmente culpar por fadiga.
Internamente, foi uma falta de consistência que custou ao Palmeiras o título do campeonato. No papel, o Atlético Mineiro provavelmente teve um lado melhor devido ao seu negócio de transferências inteligentes, mas eles não eram favoritos nas previsões da Betfair Instagram para o título dado que o Palmeiras estava defendendo o campeão da Libertadores, e ao manter o título ao derrotar o Flamnengo, eles ficarão desapontados com a grande margem de pontos que o campeonato terminou.
Desta vez, porém, o desempenho na Copa do Mundo de Clubes foi uma melhoria. Derrotados por 1×0 pelo Tigres, eles perderam uma chance de jogar contra o Bayern de Munique e, em vez disso, enfrentaram o Al- Ahly, perdendo nos pênaltis. A vitória contra o time egípcio foi um passo na direção certa, mas desta vez eles chegaram perto do time inglês – embora tenha sido um time que defendeu muitos jogadores internacionais, algo que claramente frustrou Ferreira após a partida.
“Você sabe quantos ingleses estavam jogando? Sabe por que às vezes fico triste”? disse ele: “Quantos brasileiros jogaram no meu time? Quantos ingleses jogaram no outro time? Alimento para o seu pensamento. Eles jogaram contra os campeões da Libertadores, e quantos ingleses jogaram na equipe do Chelsea?
“Não vou falar de mais nada por causa do trabalho que fizemos. [Mas] lamento que às vezes as pessoas não entendam que não estamos em pé de igualdade. Eu não passo a responsabilidade a mais ninguém, está sempre comigo, mas também se trata de competência”.
O Chelsea continua e espera defender sua Liga dos Campeões em maio na Rússia, enquanto o Palmeiras olha para trás em uma temporada de “e se” e se pergunta se eles vão conseguir uma terceira chance no chicote.