Como combater e eliminar todo o tipo de máquinas em Horizon Zero Dawn
A Guerrilla coloca-nos na pele da jovem Aloy que procura descobrir os segredos de um mundo agora dominado por máquinas com formas de animais. À medida que nos aventuramos pelo imenso mapa de Horizon Zero Dawn vamos nos deparar com vários tipos de máquinas bem diferentes, neste guia mostramos como lidar com cada uma delas, incluindo o famoso Trovejante (T-Rex). Se quisermos estar preparados ao máximo para lidar com os mais fortes há uma armadura com escudo, o Shield Weaver, vê aqui como o conseguir.
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Vigia / Watcher
Esta é a mais comum e fraca estando presente em todo o mapa, costumam andar em grupo especialmente a guardar manadas ou a escoltar outras máquinas. O ponto fraco é o olho, um tiro certeiro basta para a mandar ao chão.
Galopante / Strider
Outro tipo de máquina que conhecemos logo nos primeiros momentos, esta pode ser convertida e ser usada como montada. Quando atacadas tendem a investir contra nós, o ponto fraco são os cilindros de flama nas costas mas como tem pouca blindagem matam-se facilmente com setas simples.
Grazer / Ruminante
Os Ruminantes são muito parecidos aos Galopantes, os quatro depósitos de flama nas suas costas estão bem à vista e explodem facilmente com flechas de fogo. Então se atingirmos várias máquinas facilmente conseguimos eliminar uma manada num espectáculo de explosões. Mas quando se sentem ameaçados viram-se para nós tornando-se muito difícil atingir o seu ponto fraco, nesse caso os chifres é onde sofrem mais dano.
Dentes de Serra / Sawtooth
Esta grande máquina baseada num felino vai nos dar muitas dores de cabeça e será o nosso primeiro grande inimigo em Horizon Zero Dawn. Apesar do tamanho é muito veloz e rapidamente nos vai saltar para cima por isso devemos atacar à distancia e com flechas incendiárias. O seu ponto fraco está na barriga não sendo muito fácil de atingir. O ideal é antes de atacar colocar armadilhas no seu caminho para lhe tirar dano ou o imobilizar de forma a conseguirmos arrancar a partes da armadura.
Rapinante / Scrapper
Por vezes deslocam-se em grupo e são atraídos pelo som dos combates contra outras máquinas, são muito ágeis e disparam um laser letal a uma distancia considerável. Nas suas costas sobressai o que parece uma mala alaranjada, é para aí que devemos disparar.
Corruptor
As máquinas de Horizon Zero Dawn são baseadas em animais mas o Corruptor não, por motivos que não vamos revelar claro. O nosso primeiro objectivo é desarmar o lança estacas e lança-granadas cilíndrico que tem no topo. Mesmo sem o poder de fogo continua a ser perigoso lançado rochas contra nós e saltando-nos para cima, por isso é melhor manter a distancia, é vulnerável ao fogo.
Cabeça Longa / Broadhead
Tal como o Galopante o Cabeça Longa pode ser convertido e usado como montada. Mas quando o queremos eliminar devemos começar por explodir os dois depósitos de flama que estão nas costas e atingir depois os chifres para evitar as suas investidas.
Pernalta / Longleg
Estas máquinas com forma de ave conseguem usar um ataque sónico para atordoar e chamar reforços. A melhor abordagem é atingir o saco que possuem no peito, este vai explodir causando imenso dano ao Pernalta e a quem quer que esteja por perto. Outra alternativa mais furtiva é atingir os cilindros nas costas com setas eléctricas de forma a causar uma explosão que vai electrocutar também outras máquinas que estejam perto.
Carapaça / Shell-Walker
Estas máquinas costumam andar aos pares transportando um contentor de carga, não são muito rápidas mas disparam descargas de energia e protegem-se com um escudo de energia que limita muito os nossos alvos. Devemos começar por atingir as garras para desactivar o escudo e o canhão. Quando tivermos oportunidade soltamos o seu contentor para soltar uns itens extra. Por baixo possui um gerador que vai explodir quando atingido mas não é nada fácil acertar-lhe, podemos sempre fazer pontaria aos olhos para causar mais dano.
Pulverizador / Bellowback
Há duas variações desta grande máquina, uma dispara gelo e a outra fogo a grandes distancias, também faz perigosas investidas mas sendo lento não é difícil conseguir manter a distancia. Sempre que possível atingimos o grande depósito que tem nas costas e as duas glândulas por baixo da cabeça, cuidado que vai gerar uma enorme explosão. Há 3 cilindros por baixo da barrigas mas são muito difíceis de atingir. O pulverizador de gelo é vulnerável ao fogo enquanto o de fogo é vulnerável ao gelo.
Devastador / Ravagers
Estes são basicamente uma versão mais mortífera dos Dentes de Serra, estando equipados com um laser nas costas. Um truque, se conseguirmos arrancar-lhe o canhão laser podemos pegar nele e usá-lo como uma arma pesada. Essa é a melhor abordagem mas se falhar ele tem cilindros nas costas vulneráveis a flechas eléctricas. Tal como o seu parente possui um ponto fraco na barriga onde o ideal é flechas de gelo mas vai ser preciso ter muita pontaria.
Trincador / Snapmaw
O Trincador é o crocodilo de Horizon Zero Dawn, encontra-se em lagos e nas suas margens, as suas mandíbulas são muito letais por isso temos de manter uma boa distancia dele já que em terra consegue mandar rápidas investidas na nossa direcção. Numa primeira abordagem explodimos os dois depósitos que tem por trás da cabeça. Outra parte essencial é a bolsa por baixo da boca que se for danificada impede que lance ataques de gelo, infelizmente só é exposta quando este levanta a cabeça para projectar esses ataques. Boa parte está coberto por armadura que convém arrancar, uma flecha de laceração é bastante eficiente neste caso, depois é fazer dele um churrasco com flecha incendiárias.
Olho Vermelho / Redeye Watcher
Estes são basicamente Vigias mas com melhor blindagem e logo mais difíceis de matar. O ponto fraco é o mesmo dos seus parentes, mas nestes um tiro no olho não vai chegar para os mandar ao chão.
Lanceiro / Lancehorn
O Lanceiro é mais um «herbívoro» mas é o mais violento dentro deste grupo de máquinas, andam sempre em manada e vão investir contra nós com as suas brocas nas cabeças. A estratégia é a mesma dos Ruminantes e Galopantes, montar armadilhas em locais estratégicos e começar por fazer pontaria aos depósitos nas costas mas com setas congelantes para provocar uma explosão de gelo. De seguida é apontar com flechas convencionais para a broca na cabeça ou qualquer outra parte do corpo.
Perseguidor / Stalker
Esta é uma máquina perita em emboscadas e com a habilidade irritante de ficar invisível, para piorar é extremamente ágil e dispara um laser altamente letal a longas distancias. Aqui a estratégia é basicamente saber onde ele está e conseguir acertar-lhe com flechas duras para dar mais dano e arrancar armaduras. Não é fácil fazer pontaria a nenhum componente em especifico pois por um lado é invisível e não para quieto e por outro está constantemente a disparar pelo que somos obrigados a manter-nos em movimento durante todo o combate para evitar os seus tiros. Um truque é alternar os ataques com as flechas de fogo, se ele estiver a arder é mais fácil de ser visto.
Falcantes / Glinthawk
Estas são capazes de ser as máquinas mais irritantes em Horizon Zero Dawn. Os Falcantes são como abutres por isso são atraídos pelas sucatas das máquinas, sim quer isso dizer que gostam de aparecer precisamente depois das nossas lutas. O ponto fraco é no peito mas o mais eficaz é tentar atingi-los com flecha de fogo, algumas bastam para os fazer cair. O pior é que andam sempre em bandos de 3 ou mais e bombardeiam-nos com ataques de gelo, não é fácil conseguir acertar-lhes quando estamos constantemente a ser bombardeados de vários lados.
Quebra Rocha / Rockbreaker
Aqui está mais uma máquina com hábitos irritantes, desloca-se debaixo do solo e surge de surpresa em qualquer lado para nos trucidar. Em terreno aberto temos poucas hipóteses, o ideal é encontrar algum sitio que ele não consiga chegar como em cima de rochas, ele também tem o hábito de cuspir pedras contra nós. Bombas de gelo são eficazes a causar dano, é resistente ao fogo por isso devemos usar flechas perfurantes nas garras frontais e traseiras para o manter à superfície, depois é fazer pontaria às bolsas na barriga.
Colosso/ Behemoth
Viajam em manada pelo que provavelmente teremos de lidar com vários ao mesmo tempo. Inicialmente usamos flechas de impacto para arrancar partes da armadura, depois o ponto mais fácil são os cilindros na cabeça e dois depósitos vulneráveis a flechas de gelo. Para terminar arrancamos o grande depósito amarelo na barriga.
Ariete / Charger
Horizon Zero Dawn tem um mapa enorme por isso dá sempre jeito ter uma montada, e aqui está uma das opções. A forma de lidar com ele é idêntica às máquinas do mesmo tipo do qual já falámos, apontar aos depósitos e chifres.
Ave das Tormentas / Stormbird
Aqui está o rei dos céus, ele carrega um escudo de energia para depois mergulhar sobre nós causando uma enorme explosão eléctrica e também nos bombardeia com descargas eléctricas. Usar um lançador de cordas é uma boa opção para o manter no solo o máximo de tempo possível. Devemos focar-nos primeiro em eliminar o canhão que tem no peito e de seguida em arrancar os seis motores das asas para o impedir de voar. Por trás da cabeça possui dois cilindros de gelo e mais dois de flama junto à calda, mas é muito difícil de se acertar. Mesmo no solo continua a ser perigoso, faz ataques com a calda e bico.
Trovejante / Thunderjaw
E chegamos finalmente à famosa máquina de Horizon Zero Dawn inspirada num T-Rex. O Trovejante é literalmente uma máquina de guerra estando equipado com diversas armas, desde misseis a lasers, para nos fazer a vida negra. Para começar removemos os 3 componentes que estão nas costas para desabilitar alguns dos seus ataques, flechas de laceração podem arrancá-los com 1 tiro. De seguida a nossa prioridade são os dois canhões que possui nas laterais da boca. Mas ele ainda vai continuar a conseguir disparar raios pela boca por isso cuidado, o espigão na cauda também pode ser removido. Usamos flechas de impacto nas laterais para arrancar armadura e conseguir acesso ao coração, mas é um ponto difícil de se acertar. Por fim basicamente é ir disparando até o derrotar, vão ser precisas muitas munições e algum tempo para se mandar este bicho ao chão. Durante o combate é essencial permanecer em movimento e encontrar barreiras naturais para evitar os seus diversos ataques.
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