Dicas para sobreviver em Horizon Zero Dawn
Depois de vários meses de espera Horizon Zero Dawn está finalmente disponível, somos colocados na pele de Aloy que tem à disposição um imenso mundo cheio de coisas para fazer e onde o perigo está sempre à espreita. Elaborámos este guia com algumas dicas e conselhos para quem se está a aventurar pela primeira vez neste estranho mundo.
Usar furtividade e evitar combate directo
Normalmente as máquinas estão em grupo e podem não gostar muito da nossa presença especialmente os Vigias, aqui entrar a matar é a morte certa de Aloy. A furtividade é a chave, à que ter atenção ao ambiente que nos rodeia, identificar os inimigos para não sermos apanhados desprevenidos e delinear uma estratégia de ataque, quando se ataca uma manada deve-se primeiro eliminar os Vigias pois serão os primeiros a contra-atacar.
Analisar o ambiente com o foco e ter pontaria
Disparar indiscriminadamente contra uma máquina não é solução pois o seu corpo está protegido por uma armadura. Com o Foco conseguimos detectar os seus pontos fracos, depois há que ter pontaria para acertar nesses locais de forma de forma a maximizar o dano infligido. Há máquinas que são mais vulneráveis a certos elementos como o fogo e isso é também indicado no Foco, assim já sabemos que tipo de munições usar.
Estar preparado para a luta
Em Horizon Zero Dawn o que não faltam são armas, desde para montar armadilhas a amarrar e prender as máquinas durante alguns segundos, e claro os diferentes arcos para flechas de fogo, precisão, eléctricas, etc … Dá para ter 4 armas equipadas em simultâneo por isso o ideal é ter uma de cada tipo de forma a estarmos preparados, podemos sempre transportar mais no nosso inventário e equipa-las em qualquer altura no menu. Há ainda os fatos que aqui não são meramente decorativos, todos possuem atributos especais sendo indicados para aguentar ataques corpo-a-corpo, resistir à corrupção, ser mais furtivo, etc. Estes podem ser alterados em qualquer altura no menu.
Montar armadilhas
O armadilhador dispara e prende uma corda armadilhada entre dois locais à nossa escolha. Conseguir prever o comportamento das máquinas é essencial para colocar as armadilhas nos sítios certos de forma a lhes causarmos danos com explosões ou as paralisar durante alguns preciosos segundos. As armadilhas são ideais quando é preciso lidar com vários oponentes.
Recolher recursos
O mundo de Horizon Zero Dawn está repleto de todo o tipo de recursos, necessários para repor a saúde, criar munições e vender ou trocar nos comerciantes. É bom gastar algum tempo entre as actividades a recolher recursos. As máquinas largam itens importantes mas há também animais de carne e osso que devemos caçar de forma a obter carne e pele. O nosso inventário tem um espaço limitado mas pode ser aumentando melhorando-se a bolsa dos recursos. Podemos vender recursos ao vendedores mas a maioria dos itens são usados na fabricação de algo por isso o melhor é vender somente os objectos raros que servem unicamente para ser vendidos.
Revelar partes do mapa
Já devem ter visto em trailer a Aloy trepar até à cabeça de um Pescoçudo, pois é precisamente isso que necessitamos de fazer para serem reveladas novas localizações. Estas máquinas colossais são como os pontos de sincronização do Assassin’s Creed, só que aqui é necessário primeiro encontrar um local elevado de onde seja possível saltar para cima dele e depois então trepar até à sua cabeça.
Tutoriais e Desafios de caça
Meio escondidos no menu estão algumas missões de tutorial para armas que comprá-mos, para além de ser uma oportunidade de treinar ganham-se pontos de experiência. Ao longo da aventura iremos encontrar locais de caça onde nos esperam diversos Desafios de Caçador, vamos aprender e colocar em prática a nossa perícia. Se ficarmos bem classificados seremos recompensados com novas armas e actividades.
[…] estão a começar agora a jogar Horizon Zero Dawn vejam o guia para iniciantes, num outro artigo mostramos como enfrentar todas as […]