Um guia para iniciantes com os primeiros passos a dar no Minecraft para sobreviverem à primeira noite
Se estão a estrear-se no Minecraft mas numa das versões para consolas então já serão brindados com uns tutoriais para vos ajudar a dar os primeiros passos no jogo e principalmente a prepararem-se para a primeira noite.
Já se vão iniciar-se no Minecraft para PC vão ser largados neste mundo aos cubos sem receber qualquer ajuda do jogo, estão por vossa conta, pelo que podem descobrir da pior forma os perigos que este mundo esconde, principalmente à noite.
Para vos ajudar fica aqui um guia com receitas de crafting, concelhos e os primeiros passos que devem dar para sobreviver à primeira noite no Minecraft. Ficam ainda algumas ideias para abrigos e revelamos alguns dos principais perigos com que se vão deparar.
Primeiro que tudo, existe um ciclo dia e noite sendo que a transição ocorre de 10 em 10 minutos, se durante o dia não há muitos perigos à noite os monstros saem dos esconderijos e aparecem por todo o lado por isso se não tiverem num lugar seguro é morte quase certa. Para se orientarem o sol nasce de um lado e põe-se do outro por isso estejam atentos à sua posição de forma a verem quanto falta para a noite cair.
Temos então 10 minutos para:
- Recolher madeira e outros materiais
- Criar ferramentas essenciais
- Arranjar comida
- Construir um abrigo para sobrevivermos à noite
Quando começamos pela primeira vez a primeira coisa a fazer é recolher madeira, para tal chegamos ao pé de uma árvore e seguramos o botão esquerdo do rato até desfazer os blocos para os recolher.
Vamos ao inventário (pressionar o E) para começar a fazer crafting mas aqui estamos muito limitados é preciso uma mesa de trabalho para se construir tudo o que for necessário. Primeiro transforma-se os blocos de madeira em tábuas de madeira. Com 4 tábuas já conseguimos fazer uma mesa de trabalho. O forno é feito com pedra (Empedrado) e serve para derreter o minério de ferro e criar barras de ferro para poder assim ser usado no crafting, transformar areia em vidro ou cozinhar por exemplo.
Ferramentas:
Já com a mesa de trabalhos vamos começar a criar as nossas primeiras ferramentas, com duas tábuas de madeira na vertical criamos paus para usar como cabos.
Em baixo podem ver as receitas para as ferramentas, começamos por usar a madeira que temos para um machado, uma picareta e uma espada para o caso de surgirem problemas. Como podem ver ao invés de madeira podemos usar pedra e ferro para as tornar melhores.
Se ainda tivermos tempo devemos minerar pedra (empedrado) ou ferro para criar ferramentas mais resistentes e eficientes. Convém ainda conseguir algum carvão para fazer tochas e iluminarmos o nosso abrigo.
Comida:
Também importante é arranjar comida, de que vale salvarmos-nos dos monstros se depois morrermos à fome. Seja matar galinhas, ovelhas, porcos ou apanhar frutas interessa é arranjar algo para comer. A carne assada no forno satisfaz mais a fome do que só crua.
Arranjar um abrigo
Mas devemos ter cuidado com o tempo é preciso arranjar um abrigo antes que escureça ou seja temos 10 minutos para nos prepararmos. Andar à noite a fugir aos monstros é um suicídio e quando morremos deixamos para trás todos os objectos e recomeçamos onde começamos o jogo ou dormimos pela ultima vez, mas se preferirem podem sempre optar por esta opção.
O ideal é arranjar um abrigo que tenha espaço para a nossa mesa de trabalho, forno, baú e uma cama para saltarmos a noite sem termos de estar ali à espera que o sol volte a nascer. Outra dica é iluminá-lo bem com tochas, a luz afasta os monstros, se não conseguirmos carvão no primeiro dia podemos fazê-lo no forno com madeira.
Ficam aqui mais algumas receitas úteis, o baú serve para guardarmos os nossos itens em segurança no abrigo, com o barco é mais fácil deslocarmos-nos pela água, as cercas impedem a passagem de animais e monstros (pelo menos da maioria).
Ficam aqui algumas ideias que podem ou não ser postas em prática para a primeira noite:
Casa/Cabana:
Pode-se usar pedra, madeira ou mesmo terra ou neve que é mais fácil de apanhar, erguemos quatro paredes com pelo menos 3 blocos de altura e depois é fechar devidamente o tecto. Se ainda não tivermos porta tapa-se simplesmente a entrada com blocos mas não esquecer de deixar uma pequena janela de um bloco para se ver o exterior, se houver vidro para fazer janelas ainda melhor. Cabanas em madeira têm o inconveniente de pegar fogo caso um zombie em chamas decida chatear-nos.
Casa na árvore:
Colocam-se escadas no tronco da árvore e vai-se subindo até ao topo abrindo-se caminho pelas folhas. Uma vez lá em cima é fazer-se a base do abrigo e erguer-se umas paredes e temos uma casa na árvore. Atenção a entrada deve ser tapada com um alçapão ou simplesmente com um bloco para prevenir visitas indesejadas.
Casa suspensa:
Afastado do solo é sempre uma das melhores opções, faz-se um pilar vertical da altura que quisermos ao mesmo tempo que se vão colocando as escadas. Lá em cima constrói-se a base, erguem-se as paredes e o tecto e temos uma casa ou fortaleza perto das nuvens. Um dica, para criar a base sem cairmos lá de cima seguramos a tecla SHIFT assim já dá para andar na borda sem cair.
Se para a primeira noite ainda não tivermos escadas o truque é ir saltando e colocar os blocos debaixo dos nossos pés já para descer vai-se partindo os blocos até chegar ao chão.
Gruta/Abrigo na montanha:
Neste caso aproveita-se uma gruta e tapa-se a entrada depois só precisamos de nos preocupar com o que pode vir do interior. Para prevenir ataques podemos também tapar com blocos e ir dormir mas por vezes não o podemos fazer por estarem monstros por perto por isso outra hipótese é pegar na picareta e em muitas tochas e explorar a gruta.
Outra opção é pegar na pá ou picareta e ir cavando montanha dentro depois é só tapar a entrada ou colocar uma porta.
Cúpula debaixo de água:
Esta é uma ideia bastante original e que requer alguma perícia. Primeiro vamos precisar de bastantes blocos de vidro e terra, depois escolhemos um local no fundo de um lago ou rio e criamos as paredes com 4 blocos de altura. Por fim respiramos e fechamos a nossa cúpula por dentro não podendo haver nenhum buraco para a água entrar. Agora temos de ser muito rápidos para não morrermos afogados, junto ao tecto preenchemos tudo com uma camada de blocos de terra, quando tiver completo destruímos esses blocos e no seu lugar temos agora ar para respirar. A terra absorve a água, repetimos o processo até já não existir água no interior. Para sair e eventualmente voltar a entrar cavamos um buraco que vá sair na parte de fora.
Buraco:
Em ultimo caso podemos cavar um buraco no chão e tapá-lo quando lá tivermos dentro, depois é esperar que a noite passe.
Mas afinal que monstros são esses que devemos tanto temer?
O maior perigo da noite é a quantidade de monstros que aparecem de todos os lados o que torna a sobrevivência quase impossível. Os mais comuns são os zombies só um não chateia muito mas o pior é quando ficamos rodeados deles, quando são atingidos por raios de sol incendeiam-se e acabam por morrer. Os esqueletos possuem arco e flexa pelo que nos conseguem atacar à distância. Os Creepers são dos mais perigosos pois explodem quando se aproximam de nós, a explosão provoca destruição no meio em redor. Estes são os inimigos mais conhecidos do Minecraft há ainda outros tipos de monstro como o enderman ou animais selvagens que se tornam agressivos quando atacados.
O que melhora as nossas hipóteses de sobrevivência é uma armadura que aumenta a nossa resistência aos ataques. Em baixo fica a receita das várias partes da armadura, como podem ver pode ser feita com Couro mas tal como as ferramentas fica mais forte se usarmos ferro, ouro, etc.
Com estas dicas estão assim preparados para sobreviver à primeira noite no Minecraft, depois é continuarem a sobreviver e explorar este mundo aos cubos que pode ser moldado ao vosso gosto, o limite é a vossa imaginação.
FDP
cade a pa?