É a atenção aos pequenos detalhes que destaca o GTA V dos restantes jogos
Que o GTA V é o melhor da série e um dos melhores de mundo aberto já todos devem saber tendo na nossa análise recebido nota máxima. A região do estado de San Andreas constituída por Los Santos e Blaine County não só é grande em tamanho como no nível de detalhe de uma forma que não conseguimos encontrar em mais nenhum jogo de mundo aberto.
A verdade é que um dos segredos do sucesso do GTA 5 é a atenção que a Rockstar teve aos detalhes, são pequenas coisas que juntas tornam Los Santos numa região cheia de vida e com a qual podemos interagir.
Fiquem então com uma lista de mais de 100 pormenores que contribuem para o tremendo sucesso do GTA V:
- Ao falhar e repetir missões os diálogos entre as personagens antes das missões vão ser ligeiramente diferentes.
- Os chinelos balançam nos pés tal como na vida real pois não estão colados à sola dos pés.
- Quando entramos na água apenas as partes da roupa submersas ficam molhadas, o resto fica seco.
- Se no aeroporto apanharmos um táxi quando há mais gente à espera estes vão começar a reclamar ou mesmo tentar arrancar-nos do táxi.
- Podemos entrar numa loja e estar a ocorrer um assalto por um NPC.
- Michael vai confessar ao psiquiatra os seus crimes mais recentes.
- Nos carros quando desligamos o motor ouvimos aqueles estalos típicos.
- Se ligarmos para uma pessoa logo depois de termos estado a falar ao telefone com ela vai-nos dizer que já falou connosco.
- Numa das primeiras missões o Lamar vai gozar com o Franklin por causa do seu corte de cabelo, se fizermos um novo penteado os seus diálogos podem ou não mudar.
- As faíscas que saem do tubo de escape podem incendiar rastos de combustível.
- Nas mansões de Vinewood ocasionalmente encontramos mulheres em topless, se lhes tirarmos fotografias com o telemóvel vão chamar-nos de tarados e podemos até arranjar problemas com os seus namorados.
- Se bloquearmos o trânsito com o nosso carro os outros condutores para além de buzinar e reclamar vão fazer-nos gestos obscenos.
- Se colocarmos o Trevor a ouvir certas músicas este vai ficar irritado e muda para outra estação de rádio a seu gosto.
- Se fizermos esforços físicos como correr continuamente vai-se começar a notar o suor nas roupas.
- Se gastarmos muito dinheiro a customizar um carro os NPC’s vão contemplá-lo e até tirar fotografias.
- Se atropelarmos outra personagem mais tarde vamos receber uma mensagem sua com a conta do hospital.
- Se tirarmos uma foto a um artista de rua (como o zombie) e não lhe dermos uma gorjeta vai ficar irritado.
- Por vezes os artistas de rua recebem telefonemas e vão parar as suas actuações para falar.
- Podemos mandar fotos das nossas caçadas a qualquer contacto da nossa agenda, as suas respostas diferem de pessoa para pessoa, a maioria vai ficar confusa ou irritada.
- Os turistas no Monte Chiliad tiram fotos à paisagem com os seus telemóveis.
- Vamos encontrar a esposa do Michael num site de encontros.
- No navegador de internet o cursor do rato não é com o dedo indicador, é com o do meio.
- As luzes interiores dos carros ligam-se quando abrimos as portas.
- Depois de comprarmos roupa para a missão do Lifeinvader quando voltarmos á loja a vendedora vai perguntar-nos como correu a entrevista.
- O Dilettante é uma réplica do Prius, um carro híbrido, ele é muito silencioso até aceleramos a fundo e o motor a gasolina arrancar.
- Quando o semáforo está vermelho se tivermos num carro desportivo e pararmos ao lado de um desportivo também se acelerarmos com o carro parado quando o sinal ficar verde o outro condutor vai fazer um picanço connosco.
- Ao queimar pneu ou chamar a atenção de outras formas os NPC’s vão começar a filmar-nos com os telemóveis.
- Dar pontapés ou murros aos carros vai deixar marcas na chapa e pode chamar a atenção da policia.
- Quando começa a chover os NPC’s abrem chapéus-de-chuva ou tentam cobrir a cabeça com as mãos.
- Dentro dos tuneis perdemos o sinal de GPS.
- Se seguirmos um NPC feminino durante algum tempo vai começar a olhar por detrás do ombro e a andar em passo mais acelerado.
- O voicemail de algumas personagens pode mudar conforme o progresso no jogo, vai depender de onde elas estão ou o que estão a fazer.
- Fazer burnout em cima de corpos vai criar uma enorme pulverização de sangue.
- Os travões de carros mais antigos chiam e pode ser mais complicado pegarem.
- As fases da lua vão mudando com o passar do tempo pelo que teremos noites mais claras ou escuras.
- Se olharmos para trás quando estamos a conduzir o protagonista vai olhar para o retrovisor.
- Podemos mudar definições do nosso telemóvel como escolher o tom de toque ou activar/desactivar a vibração.
- Quando os três protagonistas estão numa carrinha vão conversar entre si mas só é visível quando olhamos para o interior.
- Quando mais que um protagonista entra numa missão os diálogos mudam conforme o protagonista que estejamos a controlar.
- Quando regressamos a uma Ammo-Nation onde tivemos em missão o vendedor vai dizer como foi boa a primeira conversa «como algo saído de um filme».
- Travar bruscamente vai fazer os ocupantes do carro serem projectados para a frente.
- Se alvejarmos um polícia na perna este vai ser arrastado por outro agente para um lugar seguro.
- Ao conduzir na terra são levantados detritos.
- As aves podem ser apanhadas e sugadas pelas hélices e motores das aeronaves.
- Se entrarmos no carro do Michael com o Franklin ou Trevor o Michael vai gritar connosco.
- O DJ vai desejar-nos um bom dia ou boa noite consoante a hora em que estejamos a ouvir.
- Os carros vão ganhando sujidade principalmente em estradas de terra, os NPC’s vão fazer comentários quando o carro estiver muito sujo.
- Nas montanhas pode perder-se o sinal de algumas estações de rádio da cidade.
- Os cabos eléctricos balançam com o vento.
- Conduzir sobre o ombro direito activa a vibração à direita no comando, à esquerda a mesma coisa.
- Carros possuem opções ajustáveis.
- Na praia podemos ver um cão solitário, mais tarde uma mulher vai andar à procura do seu cão perdido.
- Quando chove começam a formar-se poças de água no chão.
- Se raparmos o cabelo ou fizermos a barba os dois vão voltar a crescer com o tempo.
- NPC’s vão estacionar paralelamente ao nosso carro e por vezes vão ter alguns problemas a fazê-lo, fazendo vários ajustes até ficar direito.
- Michael, Franklin e o Trevor tem 3 telemóveis diferentes imitando o iOS, Android e Windows.
- Quando o Franklin está sob o efeito de substâncias revela coisas do seu intimo.
- Na casa do Lester vamos encontrar muitas figuras de acção e uma caixa com a inscrição «bigfoot».
- Aviões a jacto deixam um rasto no céu.
- Se pisarmos os cacos de vidro depois de partirmos uma janela vamos ouvir os cacos a estilhaçar-se debaixo dos nossos pés.
- Os carros possuem mecânicas próprias.
- Quando estamos molhados houve-se o típico som de se andar com os sapatos molhados.
- NPC’s jogam partidas inteiras de ténis acertando e errando ao mesmo tempo que comentam o jogo.
- Quando Franklin anda com o Chop abre-lhe a porta do carro por dentro para ele entrar e sair.
- Se atingirmos o depósito de gasolina de um carro este vai deixar um rasto de combustível que poderá ser incendiado.
- Ao nascer do sol são encontrados veículos a alisar a areia na Vespucci Beach.
- Se ficarmos inactivos durante algum tempo vamos passar para a visão na primeira pessoa e observar o ambiente em redor e sempre que uma mulher atraente passar ao pé a visão foca-se nela.
- Durante a noite se chocarmos contra uma casa as luzes vão-se acender mostrando que acordámos os moradores.
- Se tentarmos chamar uma prostituta quando houver polícia nas proximidades ela não vai entrar.
- No Lifeinvader o perfil de várias personagens vai sendo actualizado com novas informações, fotos ou comentários ao longo do jogo.
- Podemos apanhar um autocarro turístico em Vinewood para visitar os principais pontos de interesse e ouvir explicações do guia.
- Numa das tatuagens do Trevor pode ler-se «R.I.P Michael».
- Podemos usar arbustos para nos escondermos da polícia.
- Por vezes as prostitutas recebem telefonemas que revelam que precisam de pagar os estudos dos filhos ou o aluguer da casa.
- De noite se conduzirmos sem faróis os outros condutores fazem sinais de luzes para nos alertar.
- Cada protagonista fará comentários diferentes se atropelar algum animal.
- Atacar ou roubar o membro de um gangue no seu território vai desencadear um ataque contra nós por parte desse gangue.
- Quando as personagens estão a dormir a sua face contrai-se subtilmente.
- Os sons podem ser abafados consoante a sua origem como ouvir-se música do interior de um carro.
- Quando o Franklin muda-se para a nova casa esta encontra-se cheia de caixotes que com o tempo vão desaparecendo dando lugar a móveis e outros objectos.
- No prólogo, a primeira missão, o telemóvel do Michael é um modelo antigo visto a acção passar-se vários anos antes.
- Se destruirmos um carro da polícia mas o agente continuar vivo este vai requisitar um veículo a um civil e continuar a perseguição.
- Numa perseguição policial se matarmos o condutor o pendura vai abrir a porta, empurrar o agente morto para a rua e assumir o seu lugar continuando a perseguição.
- Se falharmos uma missão muitas vezes seguidas podemos saltá-la.
- De noite na praia grupos de pessoas juntam-se à volta de fogueiras a conversar e alguns até tocam guitarra.
- Podemos convidar até 2 pessoas para sair e fazer diferentes actividades como ir ao cinema, beber ou jogar golf. Os diálogos variam conforme as personagens e actividades.
- A partir de uma certa altura o jipe do Trevor vai ter sempre no pára-choques o boneco Mr. Raspberry Jam.
- Nos lagos do campo de golf podem ser encontradas algumas bolas de golf.
- Visitar uma prostituta aumenta a nossa estamina.
- Se nos colocarmos à frente do comboio este vai apitar até sairmos da frente.
- O metro de Los Santos tem os seus próprios efeitos sonoros, comportamentos dos NPC’s e avisos sonoros das paragens.
- Se dermos um murro a alguém com óculos estes vão saltar da cara.
- Se com o Michael sairmos com a sua esposa para beber através dos seus diálogos vamos entrar mais na sua relação.
- Se assaltarmos uma loja várias vezes com o mesmo protagonista o vendedor vai passar a reconhecer-nos e chamará a polícia.
- Quando estamos ao volante se estivermos a usar o telemóvel não conseguimos mexer nas luzes do carro pois estamos com a mão ocupada.
- Quando estamos com um nível de procurado elevado os polícias passarão a usar gestos para comunicarem entre si.
- Quando um peão está a atravessar na passadeira se a luz ficar amarela ele vai mandar uma corrida para sair da estrada.
- Se entrarmos com o Michael molhado em casa a sua esposa vai começar a gritar connosco.
- Se dispararmos contra a casa de outro protagonista vamos receber uma mensagem sua a mandar-nos parar.
- Algumas luzes possuem um detector de movimentos pelo que podem acender à nossa passagem.
- Durante tiroteios se um inimigo permanecer muito tempo inactivo desaparece do radar e pode assim surpreender-nos em qualquer altura.
- Quando atacamos alguém que está sentado podemos arrancar a cadeira debaixo dessa pessoa.
Se souberem de mais detalhes interessantes do GTA V que não estejam aqui deixem em baixo nos comentários.
Fonte: IGN
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