Grand Theft Auto San Andreas é sem dúvida um dos melhores GTA, apesar de já ter uns anitos continua a ser um jogo com grande potencial. Na altura dos seu lançamento fez enorme sucesso, apresentando uma grande evolução em relação ao Vice City.
Começando pela história, Carl Jonshon (CJ), regressa de Liberty City para a sua terra natal, Los Santos, para o funeral da mãe. À chegada encontra-se com dois policias corruptos que lhe vão dar bastantes problemas ao longo do jogo. O mundo que conhecia desapareceu, as ruas são dominadas por outros gangs e CJ terá de voltar a reunir o seus para conseguir reconquistar a cidade, começando assim uma grande aventura.
Tudo em San Andreas é inovador, começando pela inteligência artificial que em relação a Vice City está muito mais avançada. Podemos assistir a pedestres a conversar e interagir entre si, também irão reclamar connosco se formos contra eles ou tornar-se mesmo perigosos se os roubar-mos, principalmente se tiverem armados. Dos gráficos nem vala a pena falar, as imagens falam por si.
Quanto à liberdade que o jogo nos dá, praticamente é total, se nos fartarmos do estado de San Andreas, o que é difícil, temos sempre um imenso oceano por explorar, de avião, barco ou até a nado, mas não vale a pena tentar encontrar o fim pois nunca o encontrarás.
Como digo, temos liberdade quase total por todo o mapa, que tem mais ou menos o tamanho de 3 Vice Citys, para isso existe todo o tipo de veículos que se possa imaginar, desde pequenos karts, ao grande avião de passageiros. A grande novidade de San Andreas é o grande número de aviões que podemos pilotar, apenas é preciso tirar a carta de piloto na respectiva escola e tens liberdade para pegares nos aviões que quiseres nos aeroportos. Para quando estás com mais de 5 estrelas, nível de procurado, aconselho-te a utilizar um avião militar, pois é este o único capaz de se defender dos misseis dos caças inimigos, podes encontrá-los em instalações militares mas mais fácil é utilizares os códigos para te aparecer um à frente. Já que falei nos códigos sem San Andreas é tudo em grande, até a quantidade de truques e dicas que temos ao dispor, que podem ocupar ainda algumas folhas.
O mapa como já disse é grande e é quase como um pequeno mundo, com 3 cidades distintas, ligadas por uma linha férrea e auto estrada, todas tem também aeroportos. Los Santos, dominada pelos gangs e baseada em Los Angeles, Las Venturas, com grande casinos como Los Angeles e San Fierro com os tradicionais eléctricos e a ponte Golden Gate Bridge de São Francisco. Para alem das cidades podemos explorar a zona mais rural, constituída por várias quintas e aldeias separadas por grandes áreas de mato onde por vezes o silencio apenas é interrompido pelo comboio que irrompe da terra. Destaque ainda para o Monte Chiliad, o mais alto de San Andreas. Temos ainda um grande deserto, onde por vezes ocorrem grandes tempestades de areia e onde fica uma base militar e o nosso próprio aeroporto.
E o que mais torna este um dos melhores GTA de sempre?
Poder juntar até 7 elementos do nosso gang para nos defrontar-mos com gangs rivais, ter namoradas, só é preciso encontrá-las estão espalhadas pelo mapa, trocar de roupa, se não gostarmos da que temos no roupeiro temos muitas lojas para comprar roupas e acessórios e personalizar CJ ao nosso gosto. Para alem disso ainda fazer tatuagens e novos penteados e melhorar a sua condição física no ginásio para melhorar o seu desempenho, cuidado para não abusar nas hambúrgueres ou vai engordar. É por esta razão que ao veres imagens é difícil encontrar-se dois CJs iguais, cada um personaliza-o ao seu gosto quase como se fosse uma personagem do The Sims.
Aqui mais utilizares as armas mais experiência vais ganhar tornando-te mais mortífero e até a possibilidade de ficares com uma arma em cada mão, como é o caso das metralhadoras.
Este é considerado por muitos como um dos melhores GTA de sempre, as versões portáteis Liberty City Stories e Vice City Stories que lhe sucederam estavam limitados pelo poder da PSP, mas mesmo o GTA IV tecnologicamente superior consegue oferecer tantas actividades aos jogadores.
Ver Também de GTA San Andreas
GTA San Andreas – PC – Truques e Dicas
GTA San Andreas – Xbox – Truques e Dicas
Todos os Veículos de San Andreas
[…] GTA San Andreas […]
[…] nem Vice City Stories nem Liberty City Stories tinham conseguido superar a liberdade de jogo que San Andreas nos proporcionava, pois em Grand Theft Auto IV temos ainda mais liberdade, ir à Internet, […]
[…] fez a sua vida no seu respectivo jogo e nunca tivemos a oportunidade de os ver juntos excepto no GTA San Andreas em algumas missões onde podemos ver CJ e Claude, antes de este ir para Liberty City onde […]
[…] Análise, Truques e Ducas para GTA San Andreas […]
[…] San Andreas estava à espera de mais para um GTA que lhe sucede, mas por muito que bom que San Andreas possa ser numa coisa coisa não lhe consegue bater, a possibilidade de jogar GTA em qualquer lugar […]
[…] Análise de GTA San Andreas […]
[…] são vários os videos que circulam pela internet onde recriam o trailer de GTA V no San Andreas, uma vez que teremos novamente Los Santos como palco da acção. Agora houve quem fosse mais […]
[…] No GTA San Andreas o que não falta são veículos de todos os tamanhos e feitios, desde corta relvas a a grandes aviões de passageiros. […]
[…] Grand Theft Auto San Andreas […]