Já chegou mais uma edição de FM 2013, este ano trás uma grande quantidade de novas opções, modos e melhorias. Miles Jacobsen, da Sports Interactive disse que este “é o jogo mais ambicioso que fizemos”
Como já aqui foi dito na Antevisão uma das grande melhorias é a adição do modo Football Manager Classic (FM Classic). Agora quando um jogador começa a jogar poderá optar por jogar na maneira tradicional, com todas as opções disponíveis, ou jogar de forma simplificada. O FM Classic é um modo que retira grande parte das burocracias do jogo, o jogador apenas se terá de preocupar com o treino, tácticas, transferências e contractos, é o modo ideal para os iniciantes ou simplesmente para quem tem pouco tempo para jogar pois assim poderá concluir uma época em poucas horas, algo que é impensável se se jogar no modo normal.
O modo Challenge estará também presente em Football Manager 2013, aqui iram ser colocados ao jogador uma série de desafios, desde enfrentar uma crise de lesões numa competição a só puder utilizar jogadores acabados de sair da escola do clube, entre outras coisas.
Este ano o motor 3D teve direito a melhorias mas nada de muito significativo, temos agora uma nova câmara e uma IA (Inteligência Artificial) mais avançada, a física do jogo sofreu alterações fazendo com que a bola se vá comportar de forma diferente em campo conforme as condições atmosféricas, foram ainda acrescentadas novas animações aos jogadores. São pormenores que não tornam o 3D do jogo perfeito mas que ajudam muito a melhorar a qualidade. E claro existe sempre a maneira antiga, a visão 2D.
Em relação à Interface, houve também melhorias, esta está agora mais simples mas ao mesmo tempo permite aceder a uma série de informações mais importantes em tempo real. Existe uma janela lateral que poderemos configurar para aparecer as informações que achemos mais relevantes, como a condição física e mental dos jogadores, resultados de outros jogos que nos afectem directamente, etc.
Como já é costume nas séries anteriores o interface dos botões sofreu uma renovação, estando mais claro e dinâmico e tal como já acontecia é personalizável, assim cada um poderá por as coisas ao seu gosto.
O sistema de treino foi alvo de alterações estando agora mais intuitivo. Agora está dividido em treino geral e treino de preparação para o jogo seguinte, o jogador deverá escolher o nível de intensidade a aplicar a cada um, por exemplo na Pré-Época é aconselhável dar-se mais atenção ao treino geral, em detrimento do treino específico para o jogo seguinte, fomentando a coesão da equipa, a forma física dos jogadores ou a aprendizagem das tácticas a utilizar durante a época.
Nas transferências, tanto os treinadores adversários como os agentes tem agora um papel mais activo na altura de negociar contractos, introdução de novas cláusulas contratuais, havendo ainda novas imposições aos clubes que recebem jogadores emprestados aumentando assim a credibilidade deste tipo de contractos.
No ultimo dia de transferências poderemos ver o tempo que falta para o fim dos mercados numa barra presente no menu de noticias. No ultimo dia iremos receber noticias sobre as negociações em curso e ainda seremos contactados pelos jornalistas que nos iram colocar questões sobre as transferências em curso ou de outras que não passam de especulação. Este é um dia frenético para o jogador pois tanto pode fazer um bom negócio como à ultima da hora haver saídas na equipa que não estavam previstas.
Um dos problemas de FM 2013 é com as licenças, iremos encontrar muitos clubes sem logótipos e sem os rostos dos jogadores, mas a boa noticia é que é possível corrigir-se estes problemas ao fazer-se o download de skins, facepacks, kits e restantes add-ons gráficos nos vários sites da comunidade. Mesmo assim a base de dados de FM 2013 torna o jogo muito realista ao conter todas as equipas das ligas principais de 51 países. Portugal está representado com cinco divisões: Primeira Liga, Segunda Liga e II Divisão (Norte/Centro/Sul).
O Director Desportivo vai este ano ter uma importância acrescida, podendo até ter influencia na decisão de um jogador em entrar para o nosso clube, poderemos atribuir-lhe várias tarefas entre elas contratações e renovações, gestão da carreira dos jovens e até ficar encarregue das negociações de novas contratações para o clube.
A Sports Interactive continua a apostar no online, permitindo assim que os jogadores possam mostrar ao mundo as suas competências, haverá a possibilidade de jogar online contra os nossos amigos, com qualquer uma das nossas equipas, ou participar em pequenas ligas onde o limite é seis equipas.
FM 2013 vem cheio de melhorias e inovações satisfazendo as expectativas, com a adição dos novos modos esta é a altura ideal para aqueles que nunca experimentarem FM ou que não gostavam da sua complexidade experimentarem. FM 2013 é sem dúvida o jogo mais completo da série estando mais realista que nunca.
Video Blogs de FM 2013:
FM 2013: Melhorias na Interface
[…] Já está disponível a Análise de FM 2013, podem ver aqui […]
[…] FM 2013 – Análise […]
[…] FM 2013 foi um êxito no PC e agora poderá voltar a cê-lo nos dispositivos móveis, já está disponível o Football Manager Handheld 2013 para iOS (iPhone e iPad) e o Google Play (Android). […]
Boas! Comprei o jogo para PC. Através do Steam posso jogar num ipad?