O novo FIFA 12 veio cheio de novidades e melhoramentos apesar de muitos não se notarem logo mas fazem a diferença.
Uma das novidades é o Football Club, esta é uma funcionalidade que nos vai dar uma pontuação de experiencia conforme a nossa prestação. Seja qual for a forma em que jogarmos serão sempre atribuídos pontos que iram determinar o nosso nível geral.
Temos a opção de ver as nossas estatísticas facilmente e ver a nossa classificação, existe também a opção de ver as estatísticas dos nossos amigos e também de mostrar as nossas.
Aqui poderão ter alguns desafios específicos como serem colocados no jogo Portugal-Dinamarca quando estamos a perder 2 – 0 e em que temos de empatar.
Uma das melhores coisa no FIFA 12 é o modo Support Your Club onde com a nossa equipa preferida iremos jogar contra jogadores de todo o mundo, cada vez que jogamos para alem de aumentar o nosso nível aumentamos também o da equipa, cada equipa é avaliada conforme o desempenho de quem jogou com ela. No final de uma semana, que corresponde a uma época é feito um balanço geral que pode resultar na promoção ou despromoção de equipas.
No modo Career foram feitos alguns melhoramentos em relação a FIFA 11, estes melhoramentos ajudam a dar mais realismo ao FIFA 12 ao juntar a forma física e a moral como variantes que podem influenciar um jogador. Se um jogador ficar no banco muitas vezes pode perder motivação, que irá prejudicar o seu desempenho em campo ou mesmo levar a que ele queira sair da equipa. A forma como os jogadores recuperam do cansaço está também mais realista uma vez que vai depender de cada um.
FIFA 12 faz mais pressão sobre nós com o Deadline Day que no fundo acaba por mudar o comportamento das outras equipas na compra de jogadores, vê-mos o tempo que falta para a época de transferências acabar e todas as transferências feitas, tal como o que os clubes gastaram.
Uma grande melhoria em relação a FIFA 12 é nas camadas jovens, na Youth Academy poderemos enviar até 3 observadores para encontrar os melhores jogadores, e quanto mais tempo um jogador for observado mais informação vamos ter disponível.
A nível estético FIFA 12 não tem muitas alterações, os menus foram redesenhados, o angulo da câmara está mais baixo e os efeitos de luz foram melhorados.
O mais incrível é que a EA conseguiu melhorar ainda mais a jogabilidade deste jogo de futebol. Um dos aspectos pelo que FIFA é tão famoso é mesmo pela sua jogabilidade. Uma das grandes melhorias está mesmo nas colisões entre os jogadores, enquanto que no FIFA 11 quando os jogadores colidiam era apresentada uma animação predefinida aqui a colisão vai dar uma reacção diferente consoante as partes do corpo envolvidas. Isto vem dar muito mais realismo ao jogo ao tornar as acções dos jogadores muito mais parecidos aos que vemos na vida real.
Agora com esta melhoria nas colisões podem esperar algumas diferenças na jogabilidade, proteger a bola é agora mais difícil devido aos contactos de ombros e braços. Para tirar a bola ao adversário podemos agora recorrer às cargas de ombro e puxões para dificultar a vida ao adversário.
As melhorias de FIFA 12 não se ficam por aqui, a IA dos jogadores foi melhorada e estes tem agora noção das capacidades dos seus companheiros de equipa pelo que é natural se a equipa adversária passar a bola mais a um jogador, entre outras coisas. Com a IA melhorada o desafio é maior mas nada como jogar no modo online para verdadeiros desafios.
Em FIFA 12 podem contar com 500 equipas e 15 000 jogadores, e as várias taças e ligas como a nossa Liga Zon Sagres, e podem claro contar com relatos em português.
FIFA 12 vem cheio de novidades e melhoramentos, conseguindo melhorar ainda mais o que já era quase perfeito, se querem viver as emoções dos grandes jogos de futebol o melhor mesmo é jogar este grande jogo que nos mete em campo como nenhum outro faz.
Artigos Relacionados:
FIFA 13 – Primeiro Trailer de Jogabilidade
UEFA Euro 2012 (Expansão FIFA 12) – Análise
[…] análise do jogo em si é a mesma de FIFA 12 uma vez que o conteúdo é apenas para viver as emoções do europeu, não trazendo nada de novo. […]
[…] Análise de FIFA 12 […]
[…] FIFA 12 – Análise […]
[…] FIFA 12 – Análise […]
[…] titulo anterior, FIFA 12, terá vendido 3.2 milhões de unidades só na primeira semana tendo o total das vendas […]
[…] contrário de FIFA 12 em FIFA 13 não poderemos driblar a bola apenas por mudar de […]
[…] semelhança do que aconteceu com FIFA 12 a EA não apostou num melhoramento do grafismo mas sim na jogabilidade. Começando pelo sistema de […]