Quem gosta de jogos de rali como Dirt 3 então vai ter uma pequena desilusão com Dirt Showdown pois as pistas de terra deram lugar ao asfalto. Se no outro dia dizia que a novidade de Ridge Racer Unbounded era o nível de destruição pois aqui também terão corridas em arenas e muita destruição à mistura.
Dirt Showdown, à semelhança de Dirt 3 terá vários modos para explorar, como o Multiplayer, Joyride, Challenges, Showdown Tour, este ultimo é o modo principal que engloba uma série de escalões patrocinados por grandes marcas.
De entre os vários tipos de competição o Race Off será onde poderão fazer corridas ditas normais, há também o 8 Ball onde as vamos correr em pistas em forma de 8. Quando falo em destruição em Dirt Showdown refiro-me por exemplo ás competições ao estilo de Destruction Derby onde temos de destruir o maior número de carros possível para ganhar, no Knock out onde temos de empurrar os nossos rivais para fora da plataforma onde estamos.
Mas não pensei que Dirt Showdown é um jogo onde é só destruição e que por isso se passa facilmente, aqui a IA não perdoa e se não tivermos cuidado ficamos para traz. Antes de entrar para uma prova temos de pensar bem quais os embates que causam mais pontuação. Existe um limite de tempo nas arenas tal como uma barra de energia , que mede o nível de danos do nosso carro, e um boost para aplicarmos um golpe de misericórdia, estando estes dois últimos presentes em todo o tipo de provas.
A pontuação atribuída geralmente depende da velocidade, o sitio do embate ou as acrobacias que o carros acabam por fazer, mas também tipo de competição que estamos a realizar. Atirar um carro para fora da plataforma é do que dá mais pontos, dar o golpe de misericórdia também aumenta mais a pontuação. Em Dirt Showdown não vale a pena estarem a evitar estragar o carro pois é isso que dá pontos e os vossos adversários não vão esperar por vocês.
Quem já conhece a série Dirt sabe que as localizações estão espalhadas por todo o mundo, aqui em Dirt Showdown as coisas não são diferentes, vamos poder visitar Miami, San Francisco ou Yokohama mas isso não significa que haja muitas diferenças de sitio para sitio, o que se pode destacar mais são os símbolos emblemáticos dessas regiões, como a ponte de San Francisco.
A maioria dos carros são fictícios e poderão contar com bólides, clássicos e de Rally para quem tem saudades de Dirt 3. Como é costume nos videojogos de corrida há carros mais adequados para uns eventos do que outros, é só saber escolher. O Ford Fiesta de Ken Block, Minis, Mustang e Subaru são o exemplo de carros reais que vamos ter disponíveis em Dirt Showdown. Com o dinheiro que ganham nas corridas vão poder adquiri novos carros e melhorá-los em vários aspectos.
A novidade de Dirt Showdown é que os carros terão nitro e resistência, não pensei que podem andar à cacetada aos outros como bem vos apetece, nos eventos terão de ter em atenção aos danos do vosso carro, quando a barra de destruição chegar ao fim, reiniciamos o carro . Quanto ao nitro vai aumentar a velocidade naquele instante e vai regenerar-se com o tempo.
A nível gráfico tem boa qualidade uma vez que aproveita o motor de Dirt 3, o grau de destruição dos carros podia ser melhor mas não nos podemos queixar, na pista temos de ter cuidado com as portas e para-choques que nós ou os outros perdem pelo caminho. Os carros estão bem feitos e detalhados mas o mesmo não se pode dizer dos muros e outros objectos de separação onde as texturas nem sempre são as melhores.
Na banda sonora podemos contar com rock e musica electrónica o que fica bem neste tipo de videojogo, o que pode ser pior é mesmo a voz do comentador que se chega a tornar irritante.
No modo multijogador o ecrã vai fica dividido com os amigos e eventos de acrobacias. No final podemos ainda enviar a repetição da nossa prova para o YouTube para mostrar os nossos feitos ao mundo.
Quem gosta de jogos do estilo arcade então vão gostar de Dirt Showdown, se gostam de destruição, ainda melhor pois é mesmo um dos pontos altos do jogo, é emocionante destruir os carros mas por vezes pode ser um pouco frustrante levar com todos eles em cima, depende da nossa disposição.
Dirt Showdown vai ser lançado para PS3, Xbox 360 e PC a 25 de Maio mas no dia 1 já haverá um demo disponível.
Ver também
[…] Já está disponível a Antevisão de Dirt Showdown […]