A Bungie revelou imensos detalhes e gameplay de Destiny 2
Ontem foi um grande dia para os fãs de Destiny, tal como prometido a Bungie fez uma transmissão especial onde pela primeira vez mostrou realmente o jogo. Se não acompanharam aqui deixamos um resumo com todas as informações e vídeos ontem revelados na livestream e posteriormente.
Um olhar para o passado
Começou por ser apresentado um trailer cinematográfico muito interessante para todos aqueles que se interessam pela história. É nos mostrado as origens de Zavala (da vanguarda), vemos o seu percurso desde que é tornado Guardião pelo seu Ghost até chegar ao local onde os sobreviventes procuravam protecção do Traveler. Local que começou como um simples acampamento e que se vai desenvolvendo até se tornar na Ultima Cidade que hoje conhecemos.
Destruição da cidade
Como já era de esperar Destiny 2 vai começar com o ataque dos Cabal que irá destruir a Torre e a Cidade. O primeiro excerto de jogabilidade tem lugar na Torre numa espectacular luta contra os invasores Cabal e acaba por saltar para os céus onde Amanda dá uma boleia ao jogador até uma das naves inimigas. O novo inimigo é Ghaul, lider da Red Legion, ele acredita que o Traveler fez uma má escolha ao atribuir a sua luz aos Guardiões, com este ataque pretende reclamar o poder para si. O Traveler é aprisionado por uma espécie de nave o que faz os Guardiões perder os seus poderes. Com a sua casa destruída os sobreviventes encontram refúgio na European Dead Zone num local já criado por outra comunidade que sobrevive fora das muralhas. Destiny 2 será focado na perda e no esforço dos guardiões e da Vanguarda em recuperar os seus poderes para libertarem a cidade e o Traveler. Ficou a promessa da sequela ter uma campanha maior e com mais cinemáticas que o original.
Novas armas e habilidades
Tanto nos excertos de gameplay oficiais como nos vídeos partilhados por diversos youtubers já ficámos a conhecer vários novos tipos de armas, teremos SMG, minigun e lança granadas. O menu dos equipamentos/armas do personagem assim como os respectivos detalhes continuam idênticos ao original mas a posição das armas mudou. Se agora temos uma arma primária, secundária e pesada equipadas na sequela vai haver armas cinéticas, energia e poder. A verdade é que isto ainda não foi muito bem explicado ontem mas parece que por exemplo lança rockets e snipers são armas de poder e fusion rifles podem ser equipadas tanto no espaço de armas de energia como de cinéticas, ou seja a mesma arma pode estar disponível para dois espaços.
As três classes mantém-se mas haverá novas habilidade especiais, o O Warlock tem a Dawnblade que usa o poder solar para com uma espada arremessar chamas contra os oponentes criando um espectáculo de fogo. O Titan tem a subclasse Sentinel onde este ganha um escudo redondo para com ele se defender e atacar ou até o lançar contra os inimigos fazendo lembrar o Capitão América. Por fim o Hunter detém a Arcstrider que é muito semelhante à subclasse actual, com uma lança avança imparávelmente sobre os oponentes.
Novos planetas e muitas actividades
Para além da Terra haverá mais três planetas, são eles Nessus, IO e Titan, na realidade este ultimo é uma lua de Júpiter, na Terra a localização passa a ser a European Dead Zone. Os mapas serão maiores e com mais actividades que actualmente, para além das patrulhas, eventos públicos e baús haverá mapas de tesouro, NPC com missões secundárias e zonas secretas onde após se derrotar um boss se desbloqueia uma generosa recompensa. Desta vez todas estas actividades passam a estar assinaladas no mapa incluindo os eventos públicos, algo que vai facilitar muito a vida. Por fim uma alteração que será do agrado de muitos, não é necessário voltar a orbita para mudar de planeta e lançar missões, basta entrar no menu e escolher a nova localização. Escusado será dizer que os Sparrow estão de volta e pelo que foi mostrado talvez tenhamos a possibilidade de controlar um tanque em certas ocasiões.
Crucible / Crisol
No PvP todos os modos passam a ser de 4 contra 4, foi anunciado um novo modo intitulado de Countdown que é o primeiro de ataque e defesa neste universo. o HUD passa a ser mais completo indicando detalhes de todos os jogadores, nomeadamente qual o Super e quando este esta carregado ou quando o jogador recolhe munição pesada.
Clãs e Raids para jogadores solitários
Destiny é um jogo social como tal os clãs são importantes para a comunidade, com a sequela estes vão entrar para dentro do jogo. Será possível por exemplo personalizar a sua imagem criando emblemas únicos e todas as ferramentas necessárias para gerir os membros vão estar dentro do jogo. Haverá um sistema de recompensas interno com base nas actividades que os membros completem, mesmo quem não tenha a oportunidade de jogar muito será recompensado.
Nem todos os jogadores pertencem a um clã ou tem amigos com quem jogar, os lobos solitários são actualmente prejudicados pois não conseguem fazer algumas actividades que requerem uma equipa de amigos. A Bungie sempre defendeu que as Raids só se conseguem concluir com sucesso quando há cooperação entre todos os jogadores e por isso estas actividades continuam restritas a grupos de amigos. Mas ontem reconheceu que com esta politica muitos dos seus jogadores não conseguem usufruir de todos os conteúdos do jogo e por isso as coisas vão mudar na sequela. Quem jogar sozinho terá a possibilidade de jogar Raids ao se juntar a uma partida de um clã, ou seja quando por exemplo um clã for jogar e lhes faltar um jogador pode abrir uma vaga e impor alguns requisitos, o jogador sozinho que estiver à procura vai encontrar as vagas disponíveis pelos diversos clãs e escolhe qual quer aceitar, este sistema é chamado de Guided Games.
Beta e Data de Lançamento
Quanto à qualidade gráfica ainda é cedo para falar mas parece estar ao nível do actual, confirmado está que nas consolas Destiny vai estar bloqueado a 30FPS quando na versão PC já atingirá os 60FPS mas há uma má noticia para esta plataforma. Enquanto que para a PS4 e Xbox One o lançamento esta agendado para 8 de Setembro a versão PC afinal vai demorar mais umas semanas estando a nova data ainda por anunciar. Quem fizer a reserva terá acesso garantindo à Beta que decorrerá algures este verão, resta aguardar pela data.