Tudo o que precisas de saber sobre Nacon Revolution Pro, um comando profissional para a PS4
Já está disponível nas lojas portuguesas o novo comando para a PS4, embora não seja produzido pela Sony é oficialmente licenciado pela mesma tal como o concorrente directo da Razer, neste artigo vamos focar-nos unicamente no Nacon, o controlador da Razer fica para outra ocasião.
Ao primeiro olhar faz-nos lembrar o comando da Xbox pois aqui optou-se por colocar os analógicos na mesma posição quebrando a tradição dos dois analógicos simétricos a que a Sony nos habituou nas suas consolas. Com esta disposição os botões direccionais (D-Pad) passaram para baixo e um pouco à direita do analógico esquerdo tal como a Microsoft costuma fazer. No inicio é preciso alguma habituação pois sendo mais altos os analógicos tornam-se mais sensíveis o que se traduz numa movimentação mais repentina em jogo, mas isso pode ser calibrado como vamos falar mais à frente. O analógico esquerdo é côncavo para evitar que o dedo escorregue já o direito é o oposto para permitir que o dedo passe rapidamente do analógico para os botões frontais.
Com a forma de um único botão o D-Pad que possui oito direcções torna-se mais rápido de usar o que é ideal para jogos de luta, contudo assim torna-se ligeiramente menos preciso. De resto temos todos os botões presentes no DualShock 4 nas mesmas posições, incluído o painel táctil acompanhado pelos botões Share, Options e PS. Também salta à vista o tamanho dos botões X, Quadrado, Triângulo e Circulo, são um pouco maiores e com menos espaço entre eles, o objectivo é conseguir passar o dedo entre estes botões mais rapidamente, afinal estamos a falar de um comando para profissionais onde a velocidade conta.
Um pormenor interessante e que dá um toque elegante é luz azul ou vermelha (muda conforme o perfil seleccionado) em torno do analógico direito, é de resto é a única iluminação presente neste comando, a barra de luz a que estamos habituados no DualShock 4 foi suprimida, o que significa que o Nacon não consegue ser reconhecido pela câmara da PS4. Também não há um altifalante incorporado mas a ficha jack 3.5 está lá para ligarmos o nosso headset.
Os gatilhos são um dos pontos fortes do Nacon Revolution Pro tendo uma qualidade superior aos do comando da PS4. Foram colocados dois gatilhos adicionais na traseira para serem clicáveis com os dedos com que seguramos o comando, na realidade são dois botões no mesmo gatilho pelo que temos assim 4 botões adicionais que vamos configurar como bem entendermos.
Ligando-se o comando ao PC e descarregando a aplicação oficial é possível alterar várias configurações ao nosso gosto. Dá para definir a sensibilidade dos analógicos e gatilhos o que na prática significa por exemplo calibrar o R2 para se accionar ao mínimo toque sem ter de o pressionar todo para dentro, algo muito útil para os FPS. Existem depois dois perfis, o padrão onde as teclas funcionam da forma convencional e o personalizavel onde somos nós que atribuímos a função a cada tecla para por exemplo definir que o X passa a fazer a vez do R2, apenas o botão PS não é personalizavel.
O Nacon Revolution Pro é confortável e mais aderente que o comando da PS4, e como há quem goste de sentir o peso nas mãos e outros que nem por isso ele vem acompanhado por três conjuntos de pesos que se colocam em dois compartimentos de modo a ficar equilibrado ao nosso gosto, esses compartimentos são abertos com uma chave própria que já vem incluída.
Por fim um pormenor que tanto pode agradar como desagradar é só funcionar por fio, ele vem com um resistente cabo USB de 3m e com um bom fixador para não se desprender do comando, é um pormenor necessário para reduzir a latência. Se por um lado desaparece o inconveniente de quem não gosta de andar sempre a carregar a bateria por outro perde-se um pouco a portabilidade a que já estamos habituados com o DualShock 4, é pena não termos a opção de jogarmos com ou sem fio.
O Nacon Revolution Pro é definitivamente um comando superior ao DualShock 4, a melhor qualidade e as opções de personalização tem o seu preço, 100€ é quanto tem de se desembolsar para o levar para casa por isso se forem jogadores casuais não justifica a compra pois verdade seja dita o comando original da PS4 é muito bom e dá conta do recado. Mas se são jogadores dedicados e querem jogar a outro nível ou simplesmente preferem o estilo da Xbox e podem abrir os cordões à bolsa então não se vão arrepender da compra.