Depois de ter passado do PC para a Xbox 360 e até sistemas iOS e Android Minecraft chega finalmente à PlayStation 3
À muito que os jogadores desejavam uma versão do Minecraft para a PlayStation 3 e depois de ter chegado à Xbox 360 e posteriormente a outros dispositivos móveis eis que o conhecido jogo chegou à consola da Sony, tendo já vendido mais de 1 milhão de cópias e estado no top dos jogos mais vendidos na PlayStation Store, como diz o ditado mais vale tarde do que nunca.
Todos devem saber no que consiste este jogo mas para o caso de ainda não o conhecerem bem Minecraft coloca-nos num mundo onde tudo é quadrado e onde temos total liberdade para construir o que bem entendermos, é como se fosse o LEGO mas aqui as peças são os blocos dos mais variados materiais que recolhemos, mas nem tudo é um mar de rosas explorar o mundo acarreta os seus riscos.
Tal como na versão original para PC no Minecraft PS3 Edition existe o modo Creative e Survival , o primeiro é indicado para aqueles que querem dar largas à sua imaginação, o jogo coloca à nossa disposição todo o tipo de recursos e não nos temos de preocupar com mais nada a não ser recolher materiais e fazer as nossas construções. O melhor no Minecraft é que praticamente não existem limites à nossa imaginação, desde construções idealizadas por nós a réplicas de edifícios conhecidos ou de qualquer outro objecto, não é preciso procurarmos muito pela net para encontrarmos obras magnificas feitas por jogadores.
Já no Survival tal como o nome indica teremos de sobreviver neste mundo quadrado, é logo no começo que se nota uma grande diferença da versão da consola para a do PC. Quando joguei pela primeira vez Minecraft no PC pensei “o que faço agora?” como já tinha uma noção geral do jogo lá comecei a desenrascar-me mas descobri da pior forma os perigos que a noite trás, foi assim que vi a importância de arranjar um local seguro para pernoitar e de me equipar melhor e era na net que encontrava as receitas para fazer craft. Portanto é uma verdadeira experiência de sobrevivência já que temos de dar os primeiros passos e sobreviver sem qualquer apoio do jogo.
No Minecraft PS3 Edition já não somos apanhados desprevenidos na primeira noite, quando começamos a aventura somos convidados a fazer um tutorial que nos ensina a dar os primeiros passos no jogo, até a domesticação de animais, o cultivo de alimentos ou a criação de poções é abordado em tutoriais. Assim já não há desculpa para andar-mos à noite a fugir dos zombies, creepers e demais monstros que saem à rua quando o sol se esconde.
Outra diferença na versão da consola é que na crafting table já não temos de saber as receitas ou ir procurar à net, os itens são agora apresentados e até conseguimos saber o que é preciso para os construir. Se quisermos construir uma porta basta seleccioná-la e se ainda não a conseguirmos construir ficamos a saber o que nos falta. O acesso ao inventário é idêntico à versão para PC, com o analógico controlamos o cursor para navegar pelos diversos itens contudo não é tão prático como o rato do PC pelo que em momentos de aflição podemos demorar um pouco mais que o desejado.
O DualShock 3 substitui muitíssimo bem o rato e teclado, os controlos estão simples e intuitivos com os gatilhos a fazer a vez dos botões do rato.
A limitação nesta versão para a PlayStation 3 mais criticada pelos fãs é a dimensão mais reduzida do mundo, se no PC por mais que corramos numa direcção nunca mais encontramos o fim quando estamos com o DualShock 3 nas mãos vamos acabar por mandar uma cabeçada numa parede invisível. Continuamos na mesma a ter bastante espaço para explorar e expressar a nossa criatividade mas não o suficiente para os fãs mais exigentes.
De resto Minecraft PS3 Edition não tem diferenças da versão para PC, uma vez neste mundo onde tudo é quadrado somos nós que ditamos o nosso destino. Antes de experimentar questionava-me sobre o que tinha de tão especial este jogo para ser tão conhecido a verdade é que depois de experimentar fiquei rendido. Estar num mundo que pode ser moldado à nossa vontade e onde não há limites à imaginação, explorá-lo em busca de mais e novos materiais para alimentar as nossas construções sempre acompanhados pelas calmas musicas de fundo que se encaixam muito bem no jogo, isto sempre com uma sensação de urgência pois o relógio não pára e não tarda o sol começa-se a esconder atrás das montanhas para dar lugar à lua, também quadrada obviamente, que trás consigo os zombies, esqueletos, arqueiros, aranhas entre outros monstros que não são de muitos amigos. Daí ser bom ter um sítio seguro para podermos voltar ao final de um dia a minerar e enquanto esperamos que a luz do dia volte para afastar o perigo planeamos o dia seguinte ou vamos para a cama dormir. Podemos sempre andar à cacetada aos monstros mas isso é capaz de dar mau resultado.
Por mais que tenhamos tudo planeadas as coisas podem sempre dar para o torto, uma tempestade repentina trás a perigosa escuridão e nas grutas a luz do dia não chega por isso o perigo está sempre à espreita atrás dos blocos, ao destruir um bloco tanto poderemos encontrar diamantes como monstros ou então levar com lava em cima.
O melhor deste Minecraft é podermos viver tudo isto finalmente na nossa PlayStation 3 e esta não será a única consola da Sony com este famoso titulo, ainda não é conhecida a data mas este ano Minecraft vai chegar à PS4.
http://youtu.be/jQAUt2KGf-Q
Lol eu comprei o ps3 edition e é brutal!!!!!! adoro até meto inveja ao meu melhor amigo. adoro e a analise muito bem detalhada e realista.força minecraft tudo o que tiveres pra trazer trás e depressa eu sou um fã teu e estou pronto a avaliar.E aviso desde já eu sou daqueles loucos que fazem enormes,já fiz a estátua da liberdade,o empire state building e uma piramide egipicia com a ajuda de dois amigos no multiplayer o adham_gg e o dia_dido so para avisar o meu nome é nunojandrade na ps3.também jogo payday dois demo um jogo brutal.Bie
não consigo mais jogar de dois no ps3 alguma configuração será?
Tbm não consigo jogar no multiplayer online, antes eu conseguia agora não dá mais… Alguem sabe o pq?
[…] da Mojang revelou estes números, ficamos ainda a saber que as versões das consolas (Xbox 360 e PS3) em conjunto já ultrapassaram as vendas do Minecraft para PC/Mac. O jogo encontra-se ainda […]
[…] estão a estrear-se no Minecraft mas numa das versões para consolas então já serão brindados com uns tutoriais para vos ajudar a […]