Já falta menos de 1 mês para a chegada de GTA V e sendo este sem dúvida o lançamento mais esperado do ano não poderíamos deixar de fazer um artigo especial em jeito de antevisão sobre este grande titulo da Rockstar
Mesmo as consolas da nova geração que já estão aí à porta não conseguem roubar o protagonismo ao quinto titulo da série Grand Theft Auto, o derradeiro jogo de mundo aberto que vem dar um final em grande à actual geração.
Muitos ficaram um pouco decepcionados com GTA IV por este não ter muitas actividades, para além das missões da campanha pouco mais há para fazer coisa que não acontecia no anterior GTA San Andreas onde não falta o que fazer e mesmo sendo das consolas de 128 bits é considerado pela maioria como o melhor jogo da série. No quarto jogo da série a Rockstar decidiu assentar os pés no chão literalmente tendo dado mais realismo e acabou por tirar um pouco a graça ao jogo. Mas pelo que vimos até agora do novo titulo as coisas vão melhorar … e muito.
Estamos de volta ao estado de San Andreas mas desta vez apenas à cidade de Los Santos, a Rockstar optou por fazer apenas uma grande cidade para agora recriar fielmente a cidade de Los Angeles, algo que admite não ter conseguido com Grand Theft Auto San Andreas. Mas não só de uma grande cidade este imenso mapa é feito teremos as zonas rurais com as pequenas vilas montanhas e não vai faltar um deserto, e não esquecer o fundo do oceano que será explorável. A Rockstar afirma que este é indiscutivelmente o maior mapa alguma vez feito num jogo de mundo aberto, maior que o de Grand Theft Auto San Andreas, IV e Red Dead Redemption juntos, teremos um mundo grande e detalhado cheio de coisas para fazer.
A maior novidade de GTA V é sem dúvida a existência não de uma mas sim três personagens jogáveis, algo que nunca tinha acontecido na famosa série que sempre nos habituou a um protagonista por jogo. Iremos então agora ter três protagonistas cada um com uma personalidade e vida diferentes. Michael tem de aturar uma esposa que o detesta e um filho que não é dos melhores, Franklin faz lembrar CJ de San Andreas, tem de lidar com os problemas do bairro, é ambicioso e quer subir na vida, e por fim Trevor … a amizade não é o seu forte mas tem um amigo também lunático.
Tal como foi mostrado no gameplay fora das missões poderemos escolher controlar uma das três personagens em qualquer altura, as restantes não vão ficar paradas sem fazer nada vão continuar cada uma na sua vida pelo que quando mudamos para uma delas nunca saberemos onde a vamos encontrar. Vai ser possível ir até à localização dos outros protagonistas, ligar-lhes e interagir com eles mas não matar como é óbvio.
Durante as missões poderemos trocar ou seremos forçados a isso em certos momentos, tal como vimos no video cada um estará a desempenhar uma função diferente, primeiro estava-se a controlar Michael enquanto Trevor está aos comando do helicóptero mas depois passa-se para Franklin que se encontra posicionado noutro edifício com um rifle para eliminar os alvos.
Pelo que já vimos as missões parecem ser mais criativas, no Grand Theft Auto IV foi algo que faltou, as missões eram muito monótonas mas o GTA V não vai pelo mesmo caminho.
As missões principais incidiram em assaltos, mas não será só na execução dos mesmos terá de haver toda a preparação antes e poderemos escolher qual a abordagem, se entrar aos tiros ou fazer as coisas mais discretamente como por exemplo arranjar disfarces, conforme a escolha que façamos teremos de fazer a preparação antes de partir para a acção. Poderá ser necessário arranjar armas, veículos, disfarces, rotas de fuga, cúmplices, vigiar a rotina dos seguranças, etc …
Cada protagonista possuirá uma habilidade especial o Michael pode abrandar o tempo enquanto dispara já o Franklin é enquanto conduz, o Trevor consegue infligir mais danos aos oponentes ao mesmo tempo que perde menos vida, porem estas habilidades possuem um uso limitado pelo que devem ser usadas com cuidado. As habilidades especiais fazem com que cada um dos heróis seja mais indicado para certas tarefas nos assaltos.
Como cada personagem terá o seu estilo e também as actividades que cada um poderá realizar serão diferentes, por exemplo Michael poderá jogar golf, Franklin participar em corridas ilegais e Trevor fazer exploração aquática ou caçar. Já deu para ver que haverá muito que fazer no GTA V coisa que não acontecia no GTA IV tal como foi dito em cima. Yoga, triatlo, jet ski,queda livre, ténis, ciclismo, roubos, etc … Isto é um exemplo do que se vai poder fazer e sem esquecer as missões secundárias para pessoas que encontramos pela rua tal como acontecia em Liberty City no jogo anterior.
A personalização das personagens e veículos é uma das principais novidades que mais vai agradar aos fãs, já no GTA San Andreas foi um dos aspectos preferidos dos jogadores e agora está de volta no novo titulo da Rockstar. Começando pelas personagens, poderemos visitar várias lojas por Los Santos para assim adquirir roupas de vários estilos, para as tatuagens a mesma coisa vai-se a um tatuador e é só escolher o estilo e onde as querem colocar.
Iram existir oficinas de tuning espalhadas pela cidade onde poderemos melhorar o aspecto e performance dos nossos carros. Vão existir muitas opções de personalização: cores, carroçaria, performance, etc … é mais uma das várias formas que existiram para gastar o dinheiro ganho com o nosso suor. Do que vale ter muito dinheiro se não há nada onde o gastar, foi o que se passou no GTA IV, mas felizmente para além das personalizações poderemos investir na compra de propriedades, veículos e até investir na bolsa. E como tudo é em grande neste jogo a lista de armas e veículos não é excepção, teremos carros, motas, bicicletas, barcos, helicópteros, aviões e até um submarino e vamos lá ver o que mais encontraremos.
O motor do jogo é o mesmo utilizado no GTA V mas este foi remodelado para termos agora uma atmosfera mais limpa permitindo uma maior profundidade do horizonte.
Uma das outras queixas no GTA IV é a condução, os carros estão demasiado leves, não agarram à estrada o que dificulta a condução, a Rockstar já assegurou e foi possível ver nos vídeos que este aspecto foi melhorado, os carros são agora mais pesados e temos uma condução semelhante à de um simulador de corrida. Também alvo de modificações foi o sistema de combate corpo a corpo e tiro que está agora mais afinado, o sistema de tiro nunca foi dos melhores nesta série por isso Rockstar também trabalhou este ponto e temos agora uma maior semelhança com Max Payne, haverá 3 modos: a mira assistida que ajuda a escolher o alvo que representa maior perigo, a mira tradicional é semelhante à assistida mas permite trocar de alvo com o analógico e por fim a mira livre que permite disparar para onde quisermos. A transição entre a condução e disparo está mais suave e será possível usar o próprio carro como cobertura, o modo de selecção de armas permite ver todo o armamento com que estamos equipados sendo assim mais rápido e fácil mudar para a arma pretendida durante o tiroteio.
Para o modo online a Rockstar prometia algo em grande e não estava a brincar, basicamente temos a grandiosidade de GTA V partilhada com outros jogadores. No modo online de Grand Thef Auto V denominado de GTA Online haverá muito que fazer, ao todo vão existir cerca de 700 missões, tal como mostra o video poderemos fazer amigos e inimigos e unir-nos a outros jogadores para juntos como uma equipa fazer as muitas actividades e missões para ganhar dinheiro. Com esse dinheiro teremos a opção de personalizar a nossa personagem ao nosso gosto com novas roupas e tatuagens e ainda comprar propriedades e e garagens para pôr os nossos veículos personalizados nas oficinas de tuning.
Haverá um editor para criarmos os nossos percurso para corridas ou cenários para uns bons tiroteios e partilhá-los com os outros jogadores ao mesmo tempo que poderemos participar nas criações dos outros.
Temos então aqui toda a experiência de um GTA num modo online. O GTA Online necessitará do GTA V e será gratuito, só vai estar disponível a partir de 1 de Outubro.
Por fim um pormenor menos importante mas que poderá ser uma grande ajuda para muitos, pela primeira vez na série teremos legendas em português do Brasil, é uma boa novidade para quem não se dá bem com o inglês, apesar de pequenas diferenças nós portugueses não teremos qualquer dificuldade em compreender.
A Rockstar não brinca em serviço e GTA V é uma prova disso mesmo, esta tem sido uma série de sucesso desde Grand Theft Auto III que se tornou um marco para os jogos de mundo aberto, Grand Theft Auto V proporcionará uma despedida em grande da actual geração e tudo indica que será um novo marco do género sandbox para os jogos da futura geração que está já aí à porta. Agora é esperar por 17 de Setembro.
GTA V será lançado para a Xbox 360 e PlayStation 3, ainda não foi confirmada a versão para PC.
Vê aqui:
por avor façao versão pra pc
Vdd façao pra pc
é mesmo
[…] Vejam aqui o nosso especial sobre o GTA V […]
[…] Vejam aqui o nosso especial sobre o GTA V […]