Chegou mais uma versão da famosa série de futebol da EA, FIFA 13 que nos trás uma experiência de jogo ainda mais realista
À semelhança do que aconteceu com FIFA 12 a EA não apostou num melhoramento do grafismo mas sim na jogabilidade. Começando pelo sistema de colisões que foi um dos principais elementos que ajudou a dar realismo a FIFA 12 uma vez que o resultado do contacto entre 2 jogadores era um pouco imprevisível visto que é tido em conta as características de cada um.
Com FIFA 13 temos o First Touch Control, esta funcionalidade vem fazer com que a recepção da bola seja mais complicada, se antes todos os passes que eram feitos eram bem recebidos pelo receptor agora já não é bem assim. Tal como acontece na vida real as coisas podem não correr bem e o receptor não conseguir controlar logo a bola.
Mas não só na recepção de bola as coisas estão mais complicadas, em todo o jogo em geral é mais complicado controlar o esférico, se um avançado estiver a ser pressionado por um defesa para além de se puder desequilibrar terá mais dificuldade em driblar a bola. Resumindo, a vida está mais complicada para os jogadores menos experientes, pois tal como na vida real o jogo está mais incerto, nada que com o tempo não se apanhe o jeito ,já os mais experientes não terão problemas.
O Player Impact Engine está ainda mais avançado do que o do ano anterior trazendo novos desfechos e oportunidades para os embates e confrontos de ombro entre os jogadores. Os defesas estão mais eficazes utilizando o corpo para pressionar o adversário, utilizando até os braços para tentar impedir o adversário de fugir rapidamente. Mas o arbitro não deixa passar nada pelo que não se pode abusar com carga excessiva ou colocação de braços para se conseguir ganhar lances.
Enquanto a defesa foi melhorada a nível do sistema de colisões e marcações com mais pressão, o ataque ganhou uma melhoria na IA, os jogadores, principalmente os melhores, vão tentar desmarcar-se o melhor possível, vão fazer também melhores trocas de bola.
Outra melhoria é o Complete Dribbling que permite que os jogadores consigam articular dribles rápidos à sua volta com total mobilidade e dribles médios.
Uma outra novidade de FIFA 13 é na marcação de livres directos, podem ser colocados 3 avançados atrás da bola de modo a confundir a defesa com corridas, remates falsos ou passes. Por outro lado à também a opção de escolher o número de jogadores que vai para a barreira e mandar um jogador para a frente da bola imediatamente a seguir ao remate.
Falando agora de outros aspectos do jogo, o modo carreira foi alterado, no FIFA 12 neste modo podíamos jogar como jogador, treinador ou treinador-jogador, agora a ultima carreira(treinador-jogador) foi retirada, esta alteração não faz muita diferença uma vez que esta carreira era muito semelhante às outras. A carreira de treinador mantém-se praticamente idêntica à anterior foram feitas apenas algumas alterações como o facto de agora podermos treinar selecções. Já na carreira jogador as alterações são mais significativas, temos agora um maior número de objectivos, iram nos ser colocados objectivos para toda a época e ainda novos objectivos a cada 4 jogos.
Já em jogo continuamos a ter a opção para jogar ou com o nosso jogador ou com toda a equipa, quando estamos a controlar apenas o nosso jogador poderemos utilizar a visão Pro, que é câmara que irá acompanhar de perto os seus movimentos excepto quando este se encontra muito longe da bola.
O FIFA Ultimate Team é um dos pontos de grande destaque no FIFA 13, aqui vamos comprando pacotes de jogadores para melhorar cada vez mais a nossa equipa, inicialmente quando criamos a nossa equipa recebemos um pacote de 10 jogadores de pouca qualidade, depois é preciso ir comprando melhores pacotes afim de ir melhorando a nossa equipa. Existem pacotes de Bronze, Prata e Ouro, depois há ainda uns pacotes especiais que tem conteúdos diferentes dos outros, pode-se comprar qualquer 1 dos pacotes com moedas ou FIFA points, que poderão ser adquiridos ganhando encontros em FUT eu comprar-se na store. Com a nossa equipa ultimate poderemos jogar offline, online, ligas, jogos individuais e ainda desafios da semana.
Tal como no FIFA 12 temos aqui o EA Sports Football Club onde podemos ver a prestação do nosso clube, aqui os adeptos do clube iram contribuir para o seu sucesso. Haverá desafios para participar e itens para comprar.
O Online está presente em quase todo o jogo, poderemos jogar frente a frente com outros jogadores para conseguir mais pontos e subir de divisão, no máximo são 10 jogos por época mas se chegar-mos a uma altura em que atingimos os pontos suficientes ou já não consigamos mais pontos para subir de divisão a época acaba começando automaticamente noutra na respectiva divisão.
Um dos pontos onde FIFA 13 supera o PES 2013 é no número de equipas e ligas licenciadas, ao todo podemos contar com 500 clubes oficiais e 15 000 jogadores. Em relação aos estádios, existem mais de 60 mas infelizmente há algumas ausências de peso como Camp Nou do Barcelona e estádios portugueses nem vê-los.
Um dos pontos menos fortes de FIFA 13 continua a ser o grafismo, a EA tem preferido melhorar a jogabilidade em si e continuar sem tocar nos gráficos, não querendo com isto dizer que o grafismo do jogo é mau antes pelo contrário. A banda sonora continua a ser muito boa existindo no total cerca de 70 temas para todos os gostos.
Pela primeira vez podemos utilizar o Move e a Kinet
Pela primeira vez no jogo, teremos outras formas de interacção para além dos comandos, na PS3 com o Move que permitirá comandar os jogadores mas com algumas limitações, já na Xbox 360 com a Kinet poderemos utilizar a voz para dar indicações para dentro do campo.
FIFA 13 para a Wii U terá algumas limitações
Em relação à versão de FIFA 13 para a Wii U já se sabe que terá algumas limitações, algumas melhorias como o Player Impact Engine entre outras melhorias no motor de impacto não estarão presentes. Contudo terá algumas novidades que não poderão ser experimentadas nas outras consolas, como por exemplo para rematar teremos a visão na perspectiva da primeira pessoa no ecrã do GamePad podendo escolher-se através do ecrã o local para onde queremos rematar.
Será ainda acrescentado o modo Manager que vai permitir que com o GamePad comande-mos passes e arrastemos jogadores para outras posições no campo, será também possível fazer substituições rápidas. Para além disso existirá um sistema de moral que permitirá ao treinador criticar ou motivar os jogadores para estes melhorarem o seu desempenho.
FIFA 13 vem este ano ainda mais realista, isto por trazer um jogo mais incerto onde não haverá dois jogos iguais pois a bola vai comportar-se de maneira diferente conforme os vários factores, tal como no futebol real. Os jogadores e os estádios mereciam um pouco mais de definição mas isso não é um problema grave e que faça com que deixe de ser um grande jogo, os fãs da série terão obrigatoriamente que o adquirir.
Artigos Relacionados:
Actualização de FIFA 13 Adiada
FIFA 13 já vendeu 350 000 unidades nos EUA
[…] versão de FIFA 13 para a Wii U será inferior à das outras […]
[…] FIFA 13 – Análise […]
[…] Já está disponível a actualização de FIFA 13 […]
[…] de muita espera finalmente chegou um dos mais aguardados jogos de futebol que virá rivalizar com FIFA 13, PES 2013, vindo com grandes melhorias face ao anterior sendo considerado por isso o melhor PES da […]
[…] e muito mais, mas mesmo hoje em dia ainda não está esquecida, veja-se o exemplo de PES 2013 ou FIFA 13, ambos com uma versão para a PlayStation 2. Está agora a chegar ao fim do seu ciclo de vida, numa […]