Depois de muita espera finalmente chegou um dos mais aguardados jogos de futebol que virá rivalizar com FIFA 13, PES 2013, vindo com grandes melhorias face ao anterior sendo considerado por isso o melhor PES da actual geração de consolas.
PES 2012 já tinha vindo com várias melhorias e novidades, regressando às origens e aumentando o realismo do jogo, mas em PES 2013 à mudanças na jogabilidade que nunca foram tão visíveis, razão pela qual é considerado o melhor PES a actual geração de consolas.
As alterações fizeram com que o jogo fica-se muito mais fluido e rápido, existe agora uma maior liberdade de jogo e isto graças ao Full PES Control , é um novo sistema que vem dar uma maior autonomia e poder de controlo ao jogador. Agora é mais fácil controlar a bola, sendo possível fazer passes e tabelinhas com uma maior precisão.
Existe um sistema de passes manuais que ao premir o L2 (PS3) irá aparecer uma seta aos pés do jogador bastando rodar o analógico direito para a apontarmos para o sitio para onde pretendemos passar a bola. Com esta opção poderemos fazer um passe rasteiro, alto ou um remate colocado.
Para combinar com a capacidade de executar-mos passes manuais a Inteligência Artificial foi melhorada, sendo mais um dos destaques de PES 2013. A Pro Active AI vem fazer com que os jogadores se movimentem conforme o que se esteja a passar em campo e quem seja o portador da bola, se tivermos com a bola os colegas de equipa iram tentar desmarcar-se o melhor possível e acenar-nos com o braço para pedir a bola quando estiverem livres.
A nível defensivo houve também melhorias, os guarda-redes foram melhorados e vão tentar defender a bola a todo o custo. Dantes para tirar a bola ao adversário bastava manter pressionado o X agora ao pressionarmos a mesma tecla juntamente com o R2 vamos nos colocar à frente do portador da bola bastando pressionar 2 vezes o X na ocasião certa para lhe retirarmos a bola.
As novas técnicas vem dar mais entusiasmo ao jogo mas é preciso alguma prática para as realizar com sucesso, por isso Konami criaram um modo de treinos que é quase obrigatório, assumindo antes o papel de um tutorial que nos vai ensinar a dominar as novas técnicas e as que já existiam, de modo a conseguirmos aplicá-las eficazmente em situações de jogo.
Com o Player ID as estrelas de futebol, como o Cristiano Ronaldo, estão ainda mais parecidos com os jogadores reais, isto porque foi dada mais atenção à individualidade de cada jogador, são aqui reproduzidos mais fielmente os comportamentos específicos dos jogadores ajudando a dar mais realismo. Assim vai ser fácil distinguir Cristiano Ronaldo em campo simplesmente pela sua forma distinta de correr.
Continuamos a ter a Liga dos Campeões e a Copa Libertadores devidamente licenciadas, em relação à Master League houve algumas alterações com o objectivo de ser oferecida uma melhor experiência.
Continuaremos a contar com o típico ambiente dos estádios, com os cânticos das claques, que iram puxar sempre mais pela equipa da casa. Poderemos contar com os comentários em português a cargo de Luís Freitas Lobo enquanto Pedro Sousa será a voz do narrador da partida.
Teremos novos estádios sendo as principais novidades campos espanhóis como o Vicente Calderón, Campo San Mamés, Ramón Sánches Pizjuan, Estádio RCD Espanyol ou o La Rosaleda.
O maior problema da Konami com PES 2013 continua a ser com as licenças, a liga inglesa e portuguesa não estão completas, em relação à nossa poderemos contar com o Benfica, Porto, Sporting e Braga com os respectivos estádios, excepto o do Braga.
Agora existe um widget no canto superior esquerdo do ecrã que pode ser acedido a qualquer altura bastando para isso pressionar o R3, irá surgir um quadro que dará acesso a várias informações e que nos permitirá convidar amigos para um desafio.
A Konami fêz deste o melhor PES desta geração muito graças ao feeback dos fãs, por essa razão temos agora um PES mais fluido, rápido e realista, onde o jogador tem agora muito mais liberdade e autonomia.
Artigos Relacionados:
2 DLC anunciados para PES 2013
PES 2013 já tem data de Lançamento
PES 2013 – Capa Europeia do jogo
[…] Análise de PES 2013 […]
[…] Análise de PES 2013 […]
[…] Já está disponível a Análise de PES 2013 […]
[…] PES 2013 – Análise […]
[…] PES 2013 – Análise […]
[…] dos pontos onde FIFA 13 supera o PES 2013 é no número de equipas e ligas licenciadas, ao todo podemos contar com 500 clubes oficiais e 15 […]