Conforme noticiado no IGN, um documento de 56 páginas surgiu online onde revela os planos da Microsoft em cinco anos, que começa com a Xbox 360 em 2011, passando pela Xbox 720 e ainda num novo periférico com o nome Fortaleza e Stream de conteúdos via Cloud em 2015.
O documento estava alojado neste link, mas já foi removido a pedido da empresa de advocacia Covington & Burling, que trabalha com a Microsoft.
No documento foi possível saber que a consola será lançada ao preço de 299 dólares (235€), com o Kinect 2 e usará o leitor Blu-ray, usado atualmente pela PlayStation 3.
Ficámos também a saber que a consola será lançada em 2013, trazendo consigo um controlo com base num tablet.
O novo Kinect permitirá jogar com quatro jogadores ao mesmo tempo. Podemos também aceder aos conteúdos da consola via Cloud Streaming (em 2015), incluindo jogos, e não será necessário qualquer atualização da consola.
Por último, uma imagem, que poderão ver em baixo, revela que a Microsoft está interessada em algo ligado com a realidade aumentada, num tipo de periférico para a cabeça onde projeta uma nova realidade para além da TV.
Esta tecnologia leva o nome de Fortaleza, o que faz lembrar o Project Natal (Mais tarde Kinect), que também Natal é uma cidade do Brasil.
Os óculos funcionarão por WiFi, chegarão em 2014 e em 2015 passará a ter uma versão 4G
Para quem gosta de especificações de hardware, é referido que a nova consola será seis vezes mais poderosa que a Xbox 360, e terá o 3D e 1080p como padrão.
A Microsoft já veio a público dizer que “não comenta rumores nem expeculações”.