Depois de uma Beta Fechada e mais recentemente outra Aberta já tínhamos uma ideia concebida sobre o que esperar do Multiplayer de For Honor porém só com o jogo final foi levantado o véu sobre o modo campanha. Inicialmente tinha receio de que a história fosse meramente para apresentar os Heróis e dar algum contexto ao conflito entre Cavaleiros, Vikings e Samurais mas felizmente até temos uma campanha bem estruturada com várias cinemáticas onde ficamos a conhecer as motivações dos diferentes personagens. É verdade que não é nenhuma história memorável mas é preciso ter em conta que estamos a falar de um jogo cujo principal foco é o Multiplayer.
A história divide-se em três capítulos, começamos com os Cavaleiros e posteriormente assumimos o controlo dos Vikings e Samurais, somos colocados numa boa variedade de cenários mas a acção tende a tornar-se algo repetitiva, na maior parte das missões enfrentamos grupos de soldados acompanhados de alguns heróis adversários e depois há claro os Boss. São poucas as situações diferentes como defender um Ariete até que este chegue aos portões do inimigo.
Ao mesmo tempo a campanha serve como um longo tutorial que nos dá a oportunidade de aprender as diferentes habilidades de vários heróis e assim já estarmos minimamente preparados para entrar em batalha no multiplayer.
O combate
O sistema de combate está muito bem concebido sendo complexo mas ao mesmo tempo simples, premimos um botão para mirar um adversário e com o analógico direito alternamos entre três posições (esquerda, direita e cima) tanto para defender como para atacar. Quando o adversário nos ataca a sua direcção é sinalizada para termos a oportunidade de nos tentar defender aparando o golpe ou desviando-nos.
Aqui a defesa tem um papel importante, aparar vários golpes faz com que o adversário perca o vigor deixando-o vulnerável e incapaz de reagir com eficiência por outro lado a defesa aumenta a nossa stamina que permite activar o modo vingança onde durante um curto período de tempo nos tornarmos mais poderosos, é ideal para quando estamos em desvantagem numérica. Claro que quando o oponente tende a defender todos os golpes à sempre a opção de lhe quebrar a guarda e abrir espaço para o ataque ou usar o ambiente a nosso favor empurrando contra algo para o atordoar ou mandando-o por um precipício.
É isso que torna For Honor interessante, os jogadores não andam simplesmente à pancada até à morte é preciso abordar os combates com estratégia e tentar prever o comportamento do adversário. É fundamental saber usar os ataques rápidos e pesados, defender e esquivar no momento certo para não acabarmos no chão e até ter cuidado com o local onde estamos pois como disse o ambiente pode ser usado contra nós.
Heróis para todos os gostos e totalmente personalizáveis
A escolha do Herói também vai influenciar a jogabilidade, há 12 no total, cada um tem os seus prós e contras, uns são mais velozes, mais fortes, com maior alcance, etc, há para todos os gostos e ocasiões. Conforme o nosso estilo de jogo iremos ganhar preferência por alguns. Cada um deles possui as suas próprias habilidades especiais e combos e verdade seja dita não é fácil decorar as sequências de teclas de todos os personagens, felizmente antes dos combates dá para os consultar rapidamente e o jogo dispõe ainda de tutoriais em video e treinos contra bots. E acreditem é bom treinar se não queremos fazer má figura, quando começamos a jogar facilmente as coisas podem correr-nos mal mas não devemos desanimar é preciso paciência e interiorizar as mecânicas.
Um dos pontos fortes de For Honor é a progressão e personalização, com cada partida ganhamos experiência e talvez loot. Há muitos itens para equipar desde braços, colete, capacetes, punho das armas, laminas, etc. Cada item tem as suas estatísticas beneficiando sempre mais um ou dois atributos, o que não formos utilizar pode ser transformado em sucata, um recurso necessário para aprimorar os equipamentos. É verdade que estes itens vão alterando o visual do herói mas é no menu de aparência que lhe vamos dar verdadeiramente o nosso toque pessoal. Conseguimos escolher o sexo, alterar a cor, material e inserir símbolos nas pernas, tronco, braços, ombros, capacete, aplicar tatuagens, basicamente tudo é personalizável.
Multipayer é o rei em For Honor
É o multiplayer que dá vida a For Honor, aqui os jogadores vão se defrontar em duelos por rondas de 1 vs 1, 2 vs 2, ou 4 vs 4, enfrentarem-se ao estilo mata-mata em duas equipas de 4 ou participar no modo Domínio que é basicamente uma captura de zonas. Este é o modo mais épico onde precisamos de capturar 3 zonas e no final eliminar a equipa perdedora. A entrada dos soldados torna o ambiente mais caótico não sendo tão fácil termos atenção aos ataques de jogadores inimigos, só é pena os soldados apenas se enfrentarem ao centro do mapa.
Todas as nossas acções vão contribuir para a Guerra de Facções, é nos dada a possibilidade de posicionar os nossos recursos de guerra de forma a atacar ou defender território, no final os jogadores da facção vencedora serão premiados com itens especiais. Os mapas são bastante diferentes entre si e são decorados consoante a facção que esteja a ocupar o seu território, estes oferecem várias oportunidades para mortes usando o cenário, mesmo assim faziam falta mais alguns mapas porque tende a tornar-se repetitivo.
Problemas Técnicos
E chego aquele que tem sido o pior problema de For Honor, por incrível que pareça a verão final está com mais problemas técnicos do que as duas versões Beta. É muito comum serem colocados Bots no lugar de jogadores mas isso verdade seja dita não incomoda muito, o mesmo não se pode dizer das interrupções a meio das partidas ou dos constantes erros de ligação que nos enviam de volta para o Menu Principal. Houve alturas em que se tornava quase impossível jogar os modos Domínio e Eliminação onde há mais jogadores.
Posso dar um exemplo concreto, precisava de apenas concluir duas partidas de Eliminação contra jogadores para cumprir uma Ordem, pois tive de jogar quase duas horas para o conseguir, ou seja nesse período em apenas duas partidas não houve problemas em todas as restantes fui atirado para o Menu por causa de algum erro. Pois isso torna-se frustrante e dá vontade de desistir, sendo o Multiplayer o rei deste jogo estes problemas podem afastar muitos jogadores.
Qualidade gráfica deslumbrante
Visualmente For Honor está muito bom os cenários e os personagens estão muito bem conseguidos e detalhados e as diversas animações de ataques e execuções decorrem de forma fluída e nos momentos certos, as cinemáticas embora com menos importância estão dignas de se ver. Para terminar um pormenor que convém salientar, For Honor é requer sempre uma ligação à internet mesmo para se jogar a campanha.
Se procuram uma boa narrativa mediaval então For Honor não é para vocês, o Multiplayer é o seu principal foco e a campanha embora não seja má serve mais como um treino. A grande variedade de herois e as respectivas opções de personalização aliadas aos combates viciantes vão vos fazer ficar muitas horas a duelar no multiplayer. Com o tempo corre o risco de se tornar repetitivo mas agora o principal problema são mesmo os erros de conexão que enquanto se mantiverem vão continuar a estragar a experiência a muitos jogadores.